Que alimentos não misturar de forma alguma?

- POR Maria Rocha

Praticamente todos os dias ouço esta pergunta: “ Caso eu não consiga seguir o programa em algum dia, o que devo evitar?”

É difícil responder uma pergunta tão ampla assim, mas de qualquer forma decidi escrever hoje algumas “estratégias” aqui no blog para conseguir sair da rotina e evitar “danos” ao programa nutricional. Vou explicar um raciocínio simples e bem geral em cima do metabolismo de armazenamento de gordura. (vale um parêntesis aqui – não estou falando de uma refeição “lixo” que se faça eventualmente, ok? Continuo apoiando a ideia de que uma saída eventual do programa não teria problema algum).

Já explicamos algumas vezes que o aumento de insulina seria prejudicial para a perda de gordura, uma vez que este hormônio é o mais anabólico do corpo e, além de finalizar a queima de gordura corporal, ele sinaliza o início do armazenamento da mesma!

Agora, imagina se acrescentarmos a este cenário uma boa fonte de gordura (principalmente saturada)! Neste caso, teremos tudo o que é necessário para o acúmulo de gordura corporal: a sinalização (via insulina) e a matéria prima (a gordura prontinha para tal), rs.

Brincadeiras a parte, é isso o que devemos evitar: refeições contendo carboidratos de alto índice glicêmico junto com gorduras! Vamos aos exemplos práticos: pão francês com manteiga, massa com molhos de queijo, carnes gordurosas com arroz branco..

E, infelizmente, de uma forma geral essa combinação é bem palatável e é a forma que conseguimos ingerir mais quantidade de comida “sem nem perceber”. Não conseguimos ingerir enormes quantidades de gordura isolada e o mesmo ocorre com o carboidrato isolado. Mas quando juntamos os dois, geralmente conseguimos comer muito mais quantidade! Cuidado!

Preste atenção ao que se come. A sua saúde depende disso!

De Julia Engel para Papo Gula


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)