Biomassa de Banana Verde

- POR Maria Rocha

Muito se ouve falar sobre ela atualmente! Mas quem está acostumado a comer somente o “tradicional” e não é muito adepto de inovações na cozinha logo pensa que seria algo bem estranho e com um sabor desagradável!

Mas confie, não é! A biomassa de banana é uma massa obtida cozinhando e batendo a banana ainda bem verde. A vantagem do consumo da fruta neste estágio é que ela ainda verde é super rica em amido resistente, ou seja, a maior parte do carboidrato desta está na forma de uma fibra, que o corpo não consegue digerir. Deste modo, temos algumas vantagens: é excelente para o funcionamento intestinal (ideal para quem sofre com prisão de ventre), é pouco calórica e ajuda bastante na perda de peso, pois gera saciedade e mantém a glicemia (açúcar no sangue) mais estável.

Com todos esses benefícios a biomassa pode ser utilizada substituindo vários ingredientes em receitas, pois ela praticamente não tem sabor e pode fornecer uma ótima textura a cremes, molhos, bolos.. Ela é capaz de dar liga a uma massa, sendo desta forma um substituto para farinhas, cremes de leite e amidos, tornando uma receita muito mais saudável, menos calórica e mais rica em fibras.

Para quem precisa de praticidade, ela já pode ser comprada pronta em lojas de produtos naturais ou pode ser feita em casa! Vamos a receita:

Ingredientes:

10 bananas bem verdes e água.

Modo de preparo:

  • Lave as bananas uma a uma.
  • Coloque as em uma panela de pressão contendo água já fervendo (a água deve ser suficiente para cobrir todas as bananas.
  • Tampe a panela e quando começar a pressão deixe cozinhar por mais 10 min. Deslique o fogo e deixe a pressão sair.
  • Abra a panela, descasque as bananas ainda quentes (cuidado para não queimar a mão).
  • Coloque todas no liquidificador e acrescente água filtrada. A quantidade de água varia de acordo com a textura da massa desejada (pode ser mais espessa ou mais rala adicionando mais ou menos água).

Ela pode ser empregada tanto em receitas doces quanto salgadas.

Agora, mãos a obra! Inove nas receitas e desfrute dos benefícios!

De Julia Engel Para Papo Gula


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)