Devo mudar minha alimentação quando mudo o estilo de treino?

- POR Maria Rocha

Quem faz um acompanhamento e tem uma planilha de corrida, na grande maioria das vezes, possui estímulos diferentes para esta corrida a cada dia da semana. Ou seja, tem dias que a corrida é contínua, tem dias que é feita somente em tiros curtos e outras vezes é intervalada.. E então, será que a alimentação deve acompanhar cada tipo de treino?

O ideal é que sim! Dependendo do “nível de treinamento” não basta simplesmente dividir o programa alimentar em “dias com treino” e “dias de descanso”. Seria importante fracionar ainda mais este programa especificando alguns alimentos diferentes (e a suplementação também!) ao redor de cada tipo de treino.

Isso porque o objetivo destes treinos diferentes seria estimular vias de geração de energia diferentes, ou seja, em treinos longos estamos nos mantendo na via aeróbica (na qual podemos usar gordura ou glicose como fonte de energia) e quando intensificamos muito o treino passamos a mesclar com a via anaeróbia de geração de energia (e, por este motivo, não conseguimos permanecer muito tempo nesta atividade tão intensa).

Sendo assim, podemos utilizar estratégias nutricionais diferentes antes de cada tipo de treino para assim podermos render mais nas atividades e melhorar a performance.

Por exemplo: em uma atividade longa poderia ser benéfico utilizar um mct ou óleo de coco pré treino para poupara a utilização de glicogênio no início deste treino. Já em treinos de tiros, essa suplementação não faria tanto sentido, visto que este tipo de atividade precisa exclusivamente de carboidrato para acontecer. Neste caso, um carboidrato pré treino ajudaria a performance na atividade (uma suplementação de creatina muitas vezes seria benéfica também).

Muitas “estratégias nutricionais” podem ser utilizadas para melhora de resultados na corrida… Treine e se alimente adequadamente que estes aparecem mais rápido do que se imagina!

Por Julia Engel Para Papo Gula


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)