Como se alimentar após um treino de HIIT?

- POR Maria Rocha

As atividade curtas e de bem alta intensidade estão em alta quando o assunto é a perda de gordura! A prescrição (ou não) deste tipo de atividade, eu deixo, obviamente, para o profissional de educação física… o contexto aqui hoje é: o que comer quando termino?

Este tipo de atividade tem como característica utilizar bastante (ou toda) a nossa reserva de glicogênio como fonte de energia durante a mesma. Por ser uma atividade muito intensa, ela é capaz de promover adaptações musculares pós treino e, com isso, um aumento do gasto energético. Isso é excelente quando o objetivo é perda de gordura! O único problema é: em função deste gasto, há um aumento (grande) da fome algum tempo após o término! O que é uma questão crucial, pois se você não se programar, vai acabar “comendo qualquer coisa”, colocando todo o esforço a perder!

Como tudo na nutrição, não existe uma fórmula mágica com a qual devemos nos alimentar após o término da atividade! Existem sim “caminhos bioquímicos” que podem ser seguidos com o objetivo de maior oxidação de gordura (e cada um deve, junto com seu nutricionista, escolher o mais adequado para si).

Vou citar aqui 2 “caminhos” que podem ser traçados, explicando brevemente o porque de cada um:

  • Colocar um carboidrato logo que terminar essa atividade (ex: frutas, batata, arroz, pão):
    • Pontos positivos: você melhora muito a sua recuperação; evita cansaço; tem disposição e reduz a fome ao longo do resto do dia, conseguindo tranquilamente manter o programa.
    • Ponto negativo: no momento que consumimos o carboidrato, liberamos insulina – um hormônio que pode reduzir um pouco a velocidade de perda de gordura.

  • Colocar apenas alguma proteína quando terminar (clara de ovo, whey, frango):
    • Ponto positivo: não haver liberação de insulina e a lipólise ser mais acentuada nesse momento pós.
    • Ponto negativo: pode gerar muita fome ao longo do resto do dia e cansaço, o que pode levar a um não mais seguimento do plano alimentar.

Raciocinando em cima de cada opção e entendendo o porque de cada uma fica mais fácil você escolher o melhor em cada caso, sem “errar muito” e colocar todo o trabalho por água abaixo!

Bjs! 

Julia Engel

Instagram: @juliacengel


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