O que fazer com os Carboidratos no dia em que não treino?

- POR Maria Rocha

Já é sabido que o descanso também é parte do treino! Em um programa de atividades físicas, muitas vezes, o seu treinador considerará como própria estratégia do treino o “off” ou o dia de recuperação.

Muita gente acha coerente o raciocínio de “zerar o carboidrato” (ou seja; não comer nenhuma fonte deste alimento no dia) visto que não haverá o gasto de energia em atividade física. O raciocínio pode ser lógico para alguma parte da população que tenha um treinamento mais leve e que não exija tanto da musculatura, mas, para quem treina mais intenso com um objetivo de ganho de massa muscular (“enrijecimento”) ou melhora de performance, o olhar sobre este dia deve ser outro.

A recuperação muscular é fundamental em casos de treino intenso e para que ela ocorra da forma prevista pelo seu treinador não pode haver, de forma alguma, falta de nutrientes ou consumo da massa muscular como fonte de energia. Para que o treino do dia seguinte renda da forma ideal a reposição/ manutenção do glicogênio muscular é fundamental.

E qual tipo de carboidrato devo manter nestes dias? Neste caso, como não haverá um “pós treino imediato” o carboidrato deverá vir basicamente de alimentos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras. Exemplo: aveia, batata doce, aipim, inhame, baroa, feijões.

Um fator extremamente importante também seria considerar que estes carboidratos venham sempre acompanhados de uma boa fonte proteica (contendo alto valor biológico). Para isso, uma boa estratégia para esses dias seria incluir o carbo fracionado em pouca quantidade nas principais refeições junto com a proteína (carne/ peixe/ frango/ whey/ ovo). Além disso, não se esqueça de manter-se estável também entre as refeições incluindo (principalmente nestes dias) boas fontes proteicas nos lanches intermediários.

Recupere-se bem e bons treinos!

Instagram: @juliacengel

Por Julia Engel


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)