Whey protein engorda?

- POR Maria Rocha

Depois de recebermos inúmeros emails todos os dias com esta pergunta, resolvi falar um pouco hoje sobre o suplemento alimentar que eu ousaria chamar de “Padrão Ouro” da suplementação.

Diferente de outros produtos, como por exemplo, a creatina, hmb, glutamina, entre outros, o Whey Protein é um suplemento que possui sim (obvio) um valor calórico! Seria impossível ser diferente, visto que é um suplemento protéico cuja medida fornece em torno de 20g de proteína pura. Assim sendo, cada medida terá, no mínimo, 80 kcal.

O Whey nada mais é que uma ótima fonte de proteína (sem, ou com pouco, carboidratos e gorduras), que pode ser utilizado em momentos estratégicos do dia. (Sobre os tipos de whey e velocidades de absorção já discutimos em outro post anterior). Que momentos seriam estes? Depende! Mas pode ser um pós treino, um desjejum ou algum outro momento que o seu nutricionista queira usar como estratégia a inclusão de uma boa fonte protéica!

Mas concluindo.. isso quer dizer que ele “não engorda”? Eu não gosto desta pergunta, pois acho que é impossível responder simplesmente se algum alimento “engorda”. Tudo depende! O Whey tem sim um valor calórico, mas eu posso utilizá-lo tanto para quem tem um objetivo de ganho de massa muscular e hipertrofia máxima quanto para quem procura a perda de gordura.

IMG_9335 (1)
Infelizmente eu tenho que repetir essa palavra: DEPENDE de como você vai usar! Se combinado com um carbo ou não, se combinado com alguma fonte de gordura.. Mas o que tem que ser observado é o seguinte: encare ele como um alimento protéico e assim deve estar calculado dentro de um programa alimentar. Ele não é um “extra”! Mas sim uma fonte de proteína do seu dia, e por isso deve estar incluído no seu cálculo de macronutrientes.
E por que eu chamei de “Padrão Ouro” da suplementação? Por ser uma proteína de alto valor biológico, prática e com um ótimo sabor. Além disso, podemos ter diferentes velocidades de absorção e saciedade (o que é fundamental para um programa).
Lembre-se trabalhar com a qualidade do alimento e não ficar apenas contando as calorias.. Há muito mais ciência por traz do funcionamento do corpo do que uma simples contagem de calorias pode parecer.. Quando entendemos isso, entendemos porque muitas vezes é melhor 100 Kcal de um whey a 70 Kcal de uma barrinha.. Pense nisso!
Beijos,

Julia Engel


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)