Compulsão Alimentar

- POR Maria Rocha

Hoje em dia confunde-se muito gula com compulsão alimentar, quando na verdade são duas coisas completamente diferentes. Na gula o indivíduo come simplesmente porque está com vontade de comer, come mais e mais e na compulsão alimentar acontece um perda de controle na quantidade do que se come e no que se come.O que caracteriza a relação do compulsivo com a comida são as emoções, ocorre um conflito psíquico entre comer ou não comer. A partir do momento que o indivíduo começa a comer, a sensação é de que tem uma força maior agindo sobre ele, parar de comer torna-se impossível, mesmo quando o indivíduo já se encontra extremamente saciado, com a sensação de barriga cheia e mal estar. O sujeito até tenta lutar contra a compulsão, mas a sensação e os pensamentos que ocorrem é de que existe uma força maior, um corpo estranho e algo incontrolável dentro do seu corpo que não o deixa parar.
No ato da compulsão o indivíduo em um período de duas horas come sem controle o que vê pela frente e esse episódio ocorre pelo menos duas vezes por semana. Na maioria das vezes o compulsivo come escondido, rápido, sem que ninguém esteja por perto e quando o mesmo é visto por outros comendo sente-se acuado, com vergonha, sentindo-se culpado e triste por ter comido.
Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente não purga depois de comer em excesso, nem sai praticando exercícios em excesso na tentativa de queimar calorias.
O indivíduo tem vontade de parar, de se controlar mas não consegue, por isso é necessária a ajuda de um profissional.

Assumir que tem um problema ou uma questão a ser tratada não é uma fraqueza e sim um ato de coragem por querer enfrentar o problema. Nos não somos feitos para ser reféns do nosso corpo e mente e sim para tê-los como aliados.

 

Por Maria Rocha, Psicóloga Clínica

Maiores informações: mariarocha@me.com


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)