Alimentos Funcionais

- POR Maria Rocha

Por todo lado vemos revistas, blogs e programas de televisão falando dos tais “alimentos funcionais”. Mas, será que sabemos bem o que esse termo quer dizer?

Alimentos funcionais nada mais são do que aqueles alimentos ou ingredientes que possuem funções nutricionais básicas quando são consumidos diariamente, produzindo efeitos metabólicos, benefícios à saúde e efeitos fisiológicos. Eles são conhecidos como alimentos “nutracêuticos” – pois possuem propriedades além dos nutrientes, como a prevenção de doenças. Mas, é importante ressaltar que os alimentos funcionais não curam as doenças, pois não são remédios, mas possuem compostos ativos que são capazes de prevenir e reduzir o risco do surgimento de determinadas enfermidades.

Agora vamos ver os principais alimentos funcionais e as suas propriedades:

  1. Aveia: é um tipo de fibra solúvel que, além da redução do colesterol, parece ter um possível efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon. Inserindo na dieta: experimente polvilhar aveia na banana ou mamão no café da manhã!
  2. Soja: Redução do risco de doença cardiovascular. Outras ações estão sendo investigadas, como redução no risco de alguns tipos de câncer. Parece contribuir para atenuar os sintomas da menopausa. Inserindo na dieta: leite de soja Batavo, cookies de soja Good Cookies no lanche, soja em grão na salada.
  3. Tomate: ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Inserindo na dieta: na salada, tomate recheado com carne moída de frango e cottage, no sanduíche com queijo minas e orégano.
  4. Peixes: Além da diminuição de triglicérides e consequente redução do risco de doenças cardiovasculares, também é importante para o desenvolvimento do cérebro. Inserindo na dieta: salmão ao forno com alecrim, tilápia, badejo, namorado…. no almoço ou no jantar.
  5. Hortaliças: Protege principalmente a visão contra a ação dos radicais livres, especialmente na redução do risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular. Inserindo na dieta: além da salada, experimente colocar hortaliças em sucos detox!

Beijos,

Julia

alimentos_funcionais

alimentos-funcionais-o-que-sao-wh

 

 

 

 

 

 

 


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)