O poder da Quinoa

- POR Maria Rocha

Equiparando-se ao leite materno, segundo a Academia de Ciências dos Estados Unidos e a Organização das Nações Unidas, a quinoa é um dos alimentos mais completos em nutrientes do mundo, prevenindo a osteoporose e o câncer de mama. A quinoa pode ser encontrada em grãos, farinha e flocos.

A quinoa se encaixa bem na vida de todos, do atleta àquele que quer apenas manter uma alimentação saudável. Por ter o índice glicêmico baixo, a quinoa é digerida mais lentamente, garantindo uma reserva de energia necessária durante o esforço físico. Em cada grão do alimento, você pode encontrar 20 tipos de aminoácidos diferentes, por isso também é um excelente pós treino: ele ajuda a reparar o tecido muscular. A quinoa é fonte de fibras, por isso gera saciedade, auxiliando na perda de peso e, por incrível que pareça, tem mais ferro do que o feijão.

O grão da quinoa tem a quantidade ideal de proteína, gorduras e carboidratos, por isso a quinoa tem que fazer parte da lista de alimentos da sua rotina. Você pode substituir perfeitamente o arroz pela quinoa e, assim, aproveitar o que tem de melhor nela. A quinoa possui cerca de 330 calorias em 110 g, quantidade similar ao arroz.

A quinoa em grãos fica um delícia misturada a uma salada, ou com legumes, camarão, ou até mesmo para substituir o arroz do risotto. A quinoa em flocos cai bem em uma salada de frutas, no mamão e no iogurte,  e a farinha da quinoa pode substituir uma farinha de trigo, para aqueles que têm intolerância a glúten. Confira as receitas com quinoa aqui do Papo Gula!

Quinoa com camarão e salada verde

Quinoa com camarão e salada verde

Quatro motivos para comer quinoa, retirados do site http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Quinoa–quatro-beneficios-para-a-saude-e-boa-forma.shtml

1- Ajuda na perda de peso

“A quinoa é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento. Ela também é rica em triptofano, aminoácido envolvido da síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor”, diz a nutricionista.

2- Contribui para o ganho de massa muscular

As proteínas têm papel fundamental na formação dos músculos e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste quesito, a quinoa possui quantidades comparáveis ao leite. “Os grãos do alimento são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo, que formam as proteínas, como valina, histidina, triptofano e isoleucina. Estes compostos não são produzidos pelo nosso organismo e só podem ser adquiridos através da alimentação”, orienta Alessandra. É por este motivo que a quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico.

3- Para os vegetarianos, pode substituir o feijão

O ferro encontrado nas carnes é considerado melhor para o organismo, já que seu poder de absorção é maior quando comparado ao nutriente de origem vegetal. Mas é um engano pensar que apenas o feijão entra na lista dos vegetais ricos no mineral. “A quinoa possui mais ferro do que o feijão. Apenas os feijões dos tipos azuki e vermelho possuem quantidades maiores do mineral. Para os vegetarianos, é muito importante variar a fonte de ferro, não concentrando todo o cardápio em apenas um alimento que contenha a substância. Vegetais folhosos de cor verde escura e beterraba são outros vegetais ricos em ferro”, orienta Alessandra.

4- Faz bem à saúde

A quinoa não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. Os grãos do alimento possuem ômega 3 e 6, que contribuem para a redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.

Principais nutrientes

Composição da quinoa para cada 100 gramas
Calorias (Kcal) 336
Carboidratos (g) 68,3
Proteínas (g) 12,1
Lipídios (g) 6,1
Água (g) 10,8
Fósforo (mg) 302
Cálcio (mg) 107
Fibras (g) 6,8
Ferro (mg) 5,2
Tiamina (mg) 1,5
Niacina (mg) 1,2
Riboflavina (mg) 0,3
Ácido Ascórbico (mg) 1,1

Confira algumas das receitas com Quinoa aqui do Papo Gula:

Quinoa com Bacalhau clique aqui para receita;

Quinoa com Legumes clique aqui para receita;

Quinoa com Camarão clique aqui para receita.

Beijos,

Maria


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)