Os benefícios do Açaí

- POR Maria Rocha

O que eu mais tenho visto nas postagens do Instagram, Facebook e entre outras redes sociais, são as pessoas fazendo o consumo de Açai.Eu particularmente não sou Fã número 1, mas sei que tem inúmeros benefícios a saúde. Quando comer o Açai? Com ou sem xarope? Fiz uma pesquisa e vou contar para vocês o que aprendi a respeito do Açai.

A gordura encontra no Açaí é considerada uma gordura saudável, como por exemplo a do Azeite. A gordura presente no Açaí é conhecida por gordo monoinsaturada. O açaí tem fonte rejuvenescedora por ter um nível alto de antixiodantes. O açaí tem é capaz de combater células cancerígenas em até 86% de eficácia.   O consumo regular do açaí pode evitar doenças cancerígenas e outras doenças também causadas pelo os radicais livres. O Açai também é rico em aminoácidos, que são responsáveis pela a construção muscular.

A fruta também ajuda na redução do colesterol, assim diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. O açaí é rico em vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais, ômega 3 e potássio.Por ser rico em fibras, o Açaí também ajuda a manter o intestino em dia. A fruta também é super amiga dos atletas ou quem faz bastante exercício físico, ele atras uma energia incrível e natural  e de quebra ainda deixa o nosso organismo protegido da anemia.

Tem quem diga quem o Açaí pode ser inimigo da dieta, eu mesma, por falta de informação pensava isso. O que engorda não é a fruta e sim o que você coloca de complemento junto a ela, como por exemplo o xarope de guaraná. Prefira consumir o Açaí batido com água ou água de coco, se você gasta muita energia ao longo do seu dia, acrescente algo do seu gosto, como granola, mel, castanha do pará, morango..

Acai

Foto retirada do google

Mais algumas curiosidades..

“Não dá para cair de boca na tigela, por mais que as promessas de benefícios sejam tentadoras. Por ser extremamente calórico, o açaí deve ser consumido com moderação. “Metade da composição de sua polpa são gorduras”, conta o especialista em tecnologia de alimentos Fagner de Aguiar, da Universidade Federal do Pará. “Ainda bem que a maior parte delas é do tipo poli-insaturado, que protege o peito.” Faz bem ao coração, mas não engorda menos — vale sempre frisar. Então, quem anda preocupado com a balança deve se limitar a um copo de suco de aproximadamente 300 mililitros por dia ou uma tigela pequena da polpa da fruta — sem nada extra.

O alimento é recomendado especialmente para quem faz atividade física. A combinação de calorias e proteínas é ideal para repor o que atletas perderam durante o treino. E, por falar em proteínas, o açaí possui uma quantidade considerável do nutriente. “Cem gramas dele já fornecem cerca de 25% da recomendação diária”, confirma a engenheira de alimentos Miriam Hubinger, da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que fica no interior paulista. “E as fibras, importantíssimas para o funcionamento do intestino, chegam a 90% da indicação diária sugerida”, diz.”

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0307/nutricao/conteudo_414628.shtml

acai-fruto

Beijos,

Maria


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