Por que os atletas devem ficar longe do álcool?

- POR Maria Rocha

Hoje lí uma matéria no jornal O Globo e tentei fazer um resumo e dividir aqui no Papo Gula, informacões importantes que muitos não sabem…

O consumo do álcool e a prática de exercícios físicos são duas coisas que devem caminhar separadamente. O álcool atrapalha no desempenho do atleta, diminui a força, a velocidade, a capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e prejudica a respiração.

Ao contrário do que muitos pensam, o álcool não ajuda a dormir, ele tumultua o sono e assim não repomos as energias necessárias. O álcool no sangue atrapalha as fases do sono, o que diminui a capacidade do organismo de armazenar glicogênio, uma fonte de energia que é essencial para a nossa resistência. Ou seja, prejudica o desempenho do atleta, porque uma boa noite de sono ajuda muita na performance do dia seguinte.

A bebida aumenta os níveis de cortisol, reduz os niveis do GH, e libera toxinas que neutralizam a testosterona, elementos crucias para o aumento e regeneração dos músculos.

A bebida tem um efeito diurético, o que desidrata o o corpo. Quando o corpo está desidratado, ele reduz o apetite, mesmo que nosso corpo esteja precisando de comida e com isso, sem perceber o indivíduo fica mais fraco. Conclusão: Se um atleta beber demais, ele estará desidratado antes e durante o treino, consequentemente mais fraco, piorando seu desempenho ou até mesmo não conseguindo executar o que planejou.

A bebida também diminui a sua resistência. Segundo o Jornal O Globo, “Quando a bebida é absorvida, por meio do estômago e do intestino delgado, ocorre um efeito negativo sobre o equilíbrio da água e as células musculares. A inibição provocada pelo o álcool sobre a gliconeogênese impede a função natural de produção de um composto conhecido como o trisfosfato de adenosina (ATP), que é a emergia de que os músculos precisam para se contrair. Se os seus níveis de ATP caem, a resistência vai junto”.

Beba com moderação!

Beijos,

Maria

 

 


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)