Turista em Cuba

- POR Maria Rocha

Tive a feliz oportunidade de passar 2 dias em Havana, para mim foi uma experiência incrível poder ter conhecido essa linda ilha que o sortudo do Cristovão Colombo descobriu!
O passeio à pé pelas ruas e praças de “Habana vieja ” e  “centro Habana ” foi o que mais me encantou. Praça da catedral, praça das armas, ruelas com bares em cada esquina, o capitólio (cópia do de Washigton), e aqueles carros antigos circulando por todo lado me abduziram à uma atmosfera de volta ao passado….

IMG_1294

O capitólio

IMG_1311

Praça da catedral

Praça da catedral

A arquitetura dessa Havana antiga mistura vários estilos arquitetônicos criando uma atmosfera eclética, o art deco, o gótico, o neo gótico, o árabe, e o hispânico colonial do sec VIII se mesclam criando uma verdadeira jóia arquitetônica.
Havana antiga tem música por todos os lados, a cidade encanta os visitantes com seus sabores e aromas. Fui conquistada pela musicalidade incrÍvel desse povo, e ao som de salsas cubanas me embalei nos sabores da mistura do feijão com arroz, o famoso ” moros y cristianos “, provei e aprovei os drinks locais o mojito e o daiquiri, e não resisti ao perfume do famoso rum local, exeprimentei e gostei! Até charuto eu provei! Afinal aquela é a terra dos melhores charutos do mundo. Aliás a visita à uma fabrica de charutos é um programa que tem que fazer parte do roteiro de cada viajante.

IMG_1297

IMG_1308

Fiz passeios pelos bairros das mansões, o Miraflores, mansões essas que hoje funcionam como embaixadas, visitei a casa do escritor Hemingway, e fui ao famoso hotel Nacional, palco do luxo da vida que se tinha lá antes da revolução….

Recomendo essa viagem! Não tive tempo de ir às plantações de tabaco ou às praias, pois ambos ficam distantes da capital mas são passeios lindos.

Viñales à oeste de cuba é o lugar das plantações de tabaco dos famosos charutos cubanos fica numa planície com lindas colinas chamadas magotes. Ao leste da ilha ficam as praias mais bonitas as ” playas del leste”
Algumas dicas de onde comer e beber:
La guarida, eu amei! ambiente super cool, fica no último andar de uma casa, ao chegar sobe-se uma escadaria velha porém imponente de um lugar que um dia deve ter sido uma mansão e hoje funciona como um cortiço, no terraço me deparei com um bar de ambiente moderno e uma lua linda, amei! A comida deliciosa e o lugar um charme.

IMG_1206

IMG_1251

Paladar Doña Eutimia, é um restaurante na casa de uma família, aberto ao público com poucas mesas que se estendem até a rua, do lado de fora, na calçada, músicos locais tocam uma salsa muito animada, foi o melhor feijão da viagem, eles usam um tempero bem exótico.

FullSizeRender-43

Bodeguita del Medio, famoso pelo mojito muito bem preparado, cheio de turistas e musica animadíssima

IMG_1332

IMG_1344

La Floridita, bar tradicional onde Hemingway costumava ir, tomei lá um daiquiri maravilhoso, também provei e amei o chips de banana da terra verde. Adorei esse lugar, a dica é ficar no bar não entrar no restaurante.

IMG_1160

Café del Oriente, fica na praça de armas é um restaurante do estado, estilo art deco, careta, bonito, com piano bar, vale a visita. Tome uma cerveja gelada no bar, escute um piano e aproveite para descansar das longas caminhadas. A cerveja Cubana chama-se Cristal

Dicas:
Hotel mais novo, é o Park Central, Iberostar, hospedar-se na torre nova, fica ao lado de ?Havana vieja ? ótima localização
Hotel Saratoga, bonito, vale ao menos ir para um drink no bar, fica em ?Centro Habana
Hotéis aceitam cartões visa e master card
A loja de cambio do aeroporto não troca dolares
Para os restaurantes é melhor levar dinheiro cash de moeda local CUC
Na saída de Cuba, no aeroporto é cobrado uma taxa de saída, de 25 CUCs por pessoa. levar em dinehiro local.
É preciso visto para cuba, peguei o meu na hora do check in no aeroporto do Rio, custa 55 reais por pessoa, em dinheiro.
Levar atestado de Vacina de febre amarela
Levar seguro de viagem obrigatório
Uma curiosidade: o Carimbo de entrada no passaporte é opcional
Beijos!!


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)