Ansiedade, o mal do século XXI

- POR Maria Rocha

Ansiedade está ligada à espera, anseio e também a uma espécie de inquietude que caracteriza o pensamento humano e aparece sob a forma de aperto no peito, desconforto. Está ligada a uma apreensão negativa em relação ao futuro e um estado de humor desconfortável. Na maioria das vezes torna-se difícil diferenciar a ansiedade do medo e da angústia. A espera de um acontecimento, reunião importante, cobrança social e até mesmo a expectativa em relação a atitude de alguma pessoa podem gerar um etado ansioso. Isso prejudica o rendimento no trabalho, causa prejuízo nas relações sociais e muitas vezes o impacto é sentido na nossa alimentação, levando a comer demasiadamente para cessar um anseio ou como se fosse um “vazio” que precisa ser preenchido. Comer é um prazer imediato, algo que pode cessar momentaneamente a ânsia que estamos sentindo, mas depois do prazer, vem a culpa por ter comido demais o que gera mais ansiedade.
Viver o momento presente, o aqui e o agora, pensar de forma positiva, respirar fundo, respeitar suas próprias limitações, identificar o que te causa tristeza e pensamentos negativos são formas de apaziguar a ansiedade. Cada um deve encontrar sua forma de canalizá-la para algo produtivo, como por exemplo um esporte (como a corrida), um hobbie e/ou atividades profissionais e acadêmicas
A ajuda da psicoterapia é fundamental no tratamento desses sintomas desconfortáveis, para que o paciente possa questionar e tentar enxergar justamente aquilo que ele não consegue ver por causa da sua ansiedade. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza e sim um gesto de humildade, de querer evoluir e aprendera a usar a sua mente como própria aliada.

Para mais informações ou dúvidas basta entrar em contato através do email: maria@papogula.com.br

Beijos,

Maria Rocha, Psicóloga Clínica

 

Foto retirada do Google Images


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)