Alimentação e Preparação para uma Maratona

- POR Maria Rocha

Como muitos já devem saber a Maria vai correr a Maratona de Paris em Abril. E, como correr 42 km não é uma tarefa fácil, o nosso objetivo maior agora com a alimentação é dar todo o suporte para que ela consiga realizar bem tal prova. A estética (perda de gordura..) acaba vindo como uma consequência do nosso foco em melhora de performance na atividade.

IMG_0344

Além dos treinos cada vez mais intensos, a alimentação deve estar cada vez mais justa com esses treinos. Algumas “estratégias nutricionais” são fundamentais para mantê-la bem durante as corridas mais longas e garantindo também um gás para um sprint final.

Vou abordar aqui hoje uma das “estratégias” utilizadas que é a recuperação dos treinos. Diria que este é um dos “momentos chaves” para garantir a evolução da performance na corrida. A Maria (como muitas mulheres) demorou a entender isso e sempre comia menos do que eu prescrevia neste momento (achando que iria ganhar gordura). Mas, uma vez fazendo a alimentação pós de forma correta, ela viu como poderia render melhor nos treinos seguintes e criou uma confiança (esta confiança no profissional é fundamental para o trabalho).

Hoje em dia, temos garantido um pós treino cada vez melhor para que ela possa suportar o aumento nos volumes de corrida. Em algumas semanas ela chegará a correr 31 km/dia. Esses treinos tão volumosos consomem o chamado glicogênio muscular (nossa reserva de glicose) e a reposição deste no final da atividade torna-se fundamental.

Nesta fase atual estamos fazendo esta reposição combinando a proteína (whey) com a batata doce como fonte de carboidrato. Atenção: Não é a única combinação possível! Colocamos esta por ser algo prático de levar e algo que ela goste. O sabor agradável é importante neste momento, pois, com a endorfina elevada, muitos atletas têm dificuldade de comer ao terminar de correr. As quantidades variam em função do volume de treino e, dependendo do horário, podem estar associadas à cafeína.

Se eu pudesse deixar um “conselho” para quem está correndo também seria: Não negligencie o seu pós treino. Acredite, e o faça bem feito!

Bons Treinos!

De Julia Engel Para Papo Gula


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)