Bolo de pão de ló com calda de brigadeiro branco e farofa de maizena

- POR Maria Rocha

 

Queridos,
Nas últimas semanas fiz um concurso no meu Instagram @papogula. Meus seguidores me enviaram fotos de pratos doces, e eu fui postando ao longo dos dias no Instagram, agora os 6 pratos com mais curtidas no Insta, terão suas receitas divulgadas aqui no blog. A receita dessa semana, é da Maria Antonia Matheson, ela já  colaborou com algumas receitas aqui para o Papo Gula, todas incríveis, e a de hoje não é diferente!! Aproveitem!
FullSizeRender-13
  • 4 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo (peneire antes)
  • 2 xícaras de açúcar (peneire antes)
  • 1 copo de leite integral
  • 200 gr de manteiga
  • 1 col de sopa cheia de fermento em pó
Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180ºC.
De preferência com todos os ingredientes em temperatura ambiente, bata o acúçar, a manteiga e as gemas dos ovos na batedeira por volta de 10 minutos até que a mistura fique bem macia e branquinha (um creme). Tenha paciência nesta etapa pois é ela uma das principais!
Diminua a batedeira para a velocidade 1 e comece a acrescentar a farinha peneirada e o leite aos poucos até que tudo se misture. Reserve.

Bata as claras em neve, para saber se estão no ponto vire a tigela em que bater de cabeça para baixo e se nada escorrer suas claras estrão em neve.
Após batidas misture à massa mexendo levemente até que tudo se incorpore, arescente o fermento misturando levemente. Despeje na forma de sua preferência (redonda ou quadrada), ajeite para que um lado não fique mais “cheio” que o outro e asse em forno médio (por volta de 180º-200°C) por 45 minutos.
O tempo pode variar entre 45 minutos e 1 hora, quando der 45 minutos faça o teste do palito para ver se a massa já está assada.

Quando esfriar, cortar em duas partes para rechear.

Brigadeiro preto:

– 1 lata de leite moça

– 3 colheres de sopa de Nescau

– 3 colheres de sopa de creme de leite (de preferência fresco)

– 1 colher de sopa de margarina

Derreter a margarina na panela, depois acrescentar todos os ingredientes e misturar até virar uma calda grossa (nem tão rala, nem soltando da panela, um meio termo, lembrando que quando esfriar vai engrossar mais)

Brigadeiro branco:

– 1 lata de leite moça

– 3 colheres de sopa de creme de leite ( de preferência fresco)

– 1 colher de sopa de chocolate branco picado (opcional)

– 1 colher de sopa de margarina

Derreter a margarina na panela, depois acrescentar todos os ingredientes e misturar até virar uma calda grossa (nem tão rala, nem soltando da panela, um meio termo, lembrando que quando esfriar vai engrossar mais)

Rechear o bolo com o brigadeiro preto, depois colocar o brigadeiro branco por cima, esfarelar biscoitos de maizena até virar uma farofa e polvilhar por cima. Espero que gostem!!!! 🙂


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)