Cupcake de cenoura+chocolate, sem glutén!

- POR Maria Rocha
A chef de hoje é uma querida seguidora minha no Instagram, que está sempre postando umas receitas deliciosas! Quando vi a foto desse bolo, não me aguentei, tive que pedir a receita para ela! A Yasmine também tem um estilo de vida saudável, mas não abre mão de um prazer de vez em quando! Vamos à receita!
Beijos,
Maria
Desde pequena amooo doces a ponto de fazer loucuras do tipo deixar de almoçar para “poder” comer mais doces. Nunca pensei muito em como essas atitudes poderiam influenciar meu corpo, apesar de sempre ter ouvido de todos que era magra de ruim e que um dia a conta chega… Hahaha. Minha forma de “repor” a energia gasta em esportes era baseada em brigadeiros.
Há pouco tempo comecei a me dedicar mais as atividades físicas e adquiri uma consciência maior sobre saúde, além de uma nova paixão pela culinária. De qualquer forma ainda não abro mão de um docinho eventualmente, mas para isso acho que o doce tem que valher muito a pena. Não resisto a um bolo quentinho de cenoura e já tinha visto a receita de um com uma cara ótima aqui, mas como minha mãe é celíaca fui em busca de uma receita sem glúten. Com base em várias fontes, cheguei a uma que dá super certo, fica muito fofinho e não requer muita habilidade na cozinha.
image-37

Ingredientes:

  • 7 colheres de sopa de fécula de batata (150g)
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de arroz (150g)
  • 1/2 xícara de polvilho doce (50g)
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó (15g)
  • 1 e 1/5 xícara de chá de óleo (225ml)
  • 4 ovos
  • 2 cenouras médias raladas (240g)
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara(240g)
Desde que comprei uma balança para cozinha, só cozinho pesando os ingredientes e acho que facilita muito, mas, para fazer sem pesar, não carregue muito as colheres.

Modo de fazer:

Misture os 4 primeiros ingredientes (farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce e fermento). No liquidificador, bata bem os ingredientes restantes até obter uma mistura homogênea. Misture aos poucos os ingredientes secos com a mistura do liquidificador, até obter uma massa lisa. Despeje em uma forma untada e polvilhada com farinha de arroz e asse em forno pré aquecido (180ºC) por cerca de 40 minutos.
Verifique com palito se o bolo já está totalmente assado.

Receita para calda (da chef Lidiane Barbosa)

Ingredientes:

  • 1 copo de leite vegetal
  • 2 colheres de sopa de chocolate derretido
  • 1 colher de sopa de farinha de maracujá
  • 1/2 xícara de chá de biomassa de banana verde
Leve todos os ingredientes, com exceção da biomassa, ao fogo médio em uma panela. Assim que soltar do fundo, acrescente a biomassa.
 image-36
IMG_0338
Por Yasmine Rebecchi para Papo Gula.

 


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)