Jantar para amigos

- POR Maria Rocha

Nada melhor que quebrar a rotina em uma segunda-feira, que na minha opinião é o pior dia da semana. Resolvi recrutar umas amiga e fazer o que eu mais gosto, cozinhar. Eu estava encarregada do prato principal, então fiz um risotto parmigiano acompanhado com rosbife, estava de comer de joelhos, modeste a parte. Minha querida amiga Mariel, companheira de garfo e faca trouxe as sobremesas. As sobremesas eram, brownie ( para receita clique aqui), um bolo de chocolate formigueiro com recheio de brigadeiro branco e pra finalizar uma sobremesa de ovomaltine, ela arrasou, não acham? O jantar foi um sucesso, resolvemos que vamos fazer um jantar para as amigas pelo menos uma vez por mês, assim podemos unir o útil e o agradável, cozinhar, estar com os amigos e jogar conversa fora.  Vou dividir com vocês a receita do risotto, para que vocês possam apreciar essa maravilha tanto quanto eu.

Os pratos do Jantar:

 

Para começar uma salada verde, que na minha opinião não pode faltar nunca

Para começar uma salada verde bem incrementada, que na minha opinião não pode faltar nunca

 

Risotto Parmigiano

Risotto Parmigiano

As Sobremesas:

Brownie

Brownie

O bolo

O bolo

O bolo já sendo devorado

O bolo já sendo devorado

Sobremesa de ovomaltine

Sobremesa de ovomaltine ( em breve a receita aqui)

Enfim, a receita do Risotto Parmigiano

Quantidade para 4 pessoas:

Ingredientes

– 300g  a 400g de arroz arbóreo (vialonne nano ou carnarolli)
– 100g de manteiga ( 40g + 60g)
– 100ml de parmesão ralado
– 150ml de vinho branco seco
– 100ml de cebola ralada, ou bem batida no liquidificador
– 1 e ½ litro de caldo de galinha fervendo

Modo de preparo

1- Em uma panela refogue a cebola nas 40g de manteiga, até que todo o liquido se evapore (leva de 3 a 4 minutos). Acrescente o arroz (sem lavar) e misture bem com o refogado, usando uma colher de pau. Deixe “fritar” alguns minutos. O objetivo é que os grãos ao serem fritos, fiquem com uma camada protetora que evitará que venham a quebrar no processo do cozimento.
2- Regue com vinho branco e mexa continuamente até que o vinho se evapore. Em seguida, acrescente uma concha de caldo, que deverá estar fervendo (ou bem quente) em uma panela ao lado. Mexa bem até sua completa absorção. Regue com outra concha de caldo, mexa bem. Continue sucessivamente, sempre esperando a absorção para acrescentar mais caldo.
3- Após 14 ou 15 minutos , contados a partir do momento que foi jogado o vinho branco, verifique o cozimento, para ver quantos minutos mais serão necessários. Quando estiver pronto, ao seu critério, retire a panela do fogo e acrescente o restante da manteiga e o parmesão, mexendo vigorosamente.
4- O risoto está pronto para ser servido.

 

O material e ingredientes utilizados

O material e ingredientes utilizados

 

Eu com a "mão na massa"

Eu com a “mão na massa”

 

O risotto

O risotto

E ai, gostaram?

Beijos,

Maria

Tags:

Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)