Risotto de Brie com Presunto de Parma

- POR Maria Rocha

Quando chega sexta feira, já estamos cansados do nosso dia a dia corrido, do trânsito, dos compromissos, e estamos mesmo é afim de relaxar. Nada melhor que reunir os amigos, tomar um vinhozinho ou aquela caipirinha deliciosa que você esperou a semana toda pra tomar. Eu sou dessas, fico desde segunda feira pensando o que vou comer na sexta, fico sonhando com um determinado restaurante e um prato específico. Depois de tanta fila de espera nos restaurantes, comecei a usar a minha imaginação e cozinhar em casa. Fazendo o que eu gosto, que é cozinhar, e usando a minha criatividade, crio receitas bem saborosas e simples. Essa receita de risotto foi totalmente elaborada pela a minha gula, abri a geladeira, vi o que tinha e fiz. O risotto ficou espetacular, um dos melhores risottos que eu já fiz, experimente fazer em casa!

 

Quantidade para 4 pessoas:

Ingredientes

– 300g  a 400g de arroz arbóreo (Eu uso a marca De Cecco)

– 100g de manteiga ( 40g + 60g)

– 100g de parmesão ralado

– 150ml de vinho branco seco

– 100ml de cebola ralada, ou bem batida no liquidificador

– 1 e ½ litro de caldo de galinha fervendo

– 150g de Presunto de Parma

– 1 ½ Brie ( eu uso a marca Bonjour de France)

51_201105051304627679

 

Modo de preparo

1- Em uma panela refogue a cebola nas 40g de manteiga, até que todo o liquido se evapore (leva de 3 a 4 minutos). Acrescente o arroz (sem lavar) e misture bem com o refogado, usando uma colher de pau. Deixe “fritar” alguns minutos. O objetivo é que os grãos ao serem fritos, fiquem com uma camada protetora que evitará que venham a quebrar no processo do cozimento.
2- Regue com vinho branco e mexa continuamente até que o vinho se evapore. Em seguida, acrescente uma concha de caldo, que deverá estar fervendo (ou bem quente) em uma panela ao lado. Mexa bem até sua completa absorção. Regue com outra concha de caldo, mexa bem. Continue sucessivamente, sempre esperando a absorção para acrescentar mais caldo.
3- Após 14 ou 15 minutos , contados a partir do momento que foi jogado o vinho branco, verifique o cozimento, para ver quantos minutos mais serão necessários. Quando estiver pronto, ao seu critério, retire a panela do fogo e acrescente o restante da manteiga, o queijo brie e o presunto de parma mexendo vigorosamente.
4- O risotto está pronto para ser servido.

 

photo-95

 

Bem cremoso!

 

 

Se quiser comer um risotto maravilhoso na rua, recomendo o do restaurante Riso, tem mais de 10 tipos de Risotto, para ver o post clique AQUI

Beijos,

Maria


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)