Tagliatelle ao funghi do Zé Ronaldo

- POR Maria Rocha

O chef convidado de hoje é o querido José Ronaldo Müller jornalista carioca e filho do famoso estilista José Ronaldo, muitas mulheres lindas fizeram vestidos de festa com seu pai, inclusive minha mãe gata. Hoje ele tem o blog www.zeronaldo.com que tem um pouco de tudo, é uma revista de atualidades cheia de encontros e sabores. O Zé adora gastronomia é um gourmet e às vezes se arrisca na cozinha comandando o fogão. Dessas experiências invariavelmente saem massas deliciosas e outras coisinhas mais.

2894918315_f04f2ca1b8-2

 

Vejam o que o craque nos conta:

“Eu não sou uma pessoa de cozinha, mas amo comer bem e nas minhas aventuras gastronômicas tem certos pratos que eu tenho que aprender a fazer porque eu amo e não posso ficar sem comer caso me dê uma vontade incontrolável.

Foi assim com Tagliatelle com funghi porcini secchi que eu conheci há décadas em Milão em um restaurante chamado L`Assassino , depois daquele jantar meu mundo mudou e fiquei tentando até hoje fazer algo parecido.  Pesquiso e tento. Muitos aprovam é um prato bom fácil e surpreende.”

Receita para 4 pessoas

I pacote de taglietalle de 500 gramas uso muito De Cecco

150 gramas de funghi porcini secchi . Tem o chileno e o italiano quando quero impressionar uso o italiano que o cheiro e o sabor são mais fortes.

½ meia cebola ralada

1 dente de alho

½ copo de vinho tinto

2 colheres e meia de sopa de creme de leite fresco

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Um punhado salsa picada e azeite a vontade

Queijo Parmeggiano Grana Padano ralado na hora

Modo de fazer .

Como eu sou uma pessoa muito prática ralo a cebola antes, pico a salsa e o funghi eu coloco em uma panela pequena cubro de água mais um pouco e coloco para ferver. Depois que levanta a fervura eu provo se tiver fácil de mastigar, mas ainda ao dente eu interrompo a fervura e deixo descansar. Vou abro um vinho tinto. Converso ou falo no telefone e depois reservo a água do funghi e pico em pedaços irregulares.

Uma frigideira grande e uma panela grande cheia de água que coloco para ferver. Na frigideira coloco uma quantidade generosa de azeite e jogo o dente de alho e depois a cebola ralada deixo suar e coloco o funghi picado e refogo. Quando começar a secar eu coloca aquele meio copo do vinho tinto e um pouco de sal e pimenta e continuo refogar. Fogo médio

Coloco o Tagliatelli na panela grande para cozinhar na água fervente e em geral demora 8 minutos.  Jogo um pouco de sal na água às vezes um fio de azeite.

Quando refogado começar a secar de novo vou regando com a água do cozimento do funghi.  O refogado encorpa e quando está quase pronto quase que ao mesmo tempo em que o macarrão está pronto eu adiciono as colheres de creme de leite e coloco o fogo bem baixo e vou misturando.

Escorro o tagliatelli e coloco na travessa e coloco o molho por cima e com dois garfos grandes misturo e para dar um acabamento salpico com a salsa picada fresca e sirvo com o queijo parameggiano e o ralador.

Acho que o segredo é ir bem quente para a mesa.

ZR_9715_site

 

Beijos,

Maria


Papo Gula no


2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)