Estratégia para perda de gordura
Vou falar hoje de um tema que interessa muita gente! Vamos discutir um método que pode ser usado para favorecer a redução de gordura corporal. Não é uma regra para a perda de gordura e nem uma reeducação para ser seguida durante a vida toda. Vou apenas apresentar um “caminho bioquímico” que poderia estimular a queima de gordura. Lembrando que são apenas pesquisas e teorias.
No último congresso que fui nos EUA no início deste ano, alguns pesquisadores mostravam estratégias que poderiam ser utilizadas para melhorar a performance de atletas em maratonas. No caso, o objetivo deles era melhorar o sistema aeróbico do atleta. Como o sistema aeróbico é o sistema pelo qual a gordura é oxidada (“queimada”) é provável que maximizando-o poderemos acelerar a queima de gordura corporal. Então, porque não trazer estes resultados para praticantes de atividades físicas que tenham como objetivo a redução do percentual de gordura?
A estratégia se baseia em forçar o organismo a treinar com o estoque de glicogênio bem reduzido, pois deste modo obrigaríamos o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia para a atividade. No estudo, o objetivo era melhorar todo o sistema de oxidação de gorduras dos atletas para que os mesmos pudessem poupar o glicogênio (reserva de carboidrato) para um final de prova (o que teoricamente melhoraria o rendimento e reduziria o tempo total de prova).
No nosso caso, se o objetivo é acelerar a queima de gordura, estaríamos estimulando (e melhorando o trabalho de) as enzimas e mitocôndrias necessárias para tal.
Como fazer? A metodologia consiste em treinos aeróbicos que sejam feitos não em jejum, mas sim com os estoques de glicogênio reduzidos. Para isso a dieta se baseia em aumentar o aporte de proteínas magras e gorduras ( de forma calculada e não a vontade) . No caso da gordura, a maior parte não seria gorduras saturadas. O carboidrato não é completamente retirado, mas sim, reduzido (sempre de baixo índice glicêmico). O mais importante NESTA SITUAÇÃO seria não haver a recuperação do glicogênio muscular.
Essa dieta seria cíclica, sendo essa estratégia seguida por algo em torno de 1 (UMA) semana. Mas cuidado! Ela é feita para atletas com grande capacidade aeróbica, que estão acostumados e são capazes de treinar assim! Iniciantes não devem fazer, pois pode haver hipoglicemia grave.
Atenção! Não estou dizendo que o carboidrato não seja importante para a perda de gordura. Ele é (já escrevi vários textos mostrando isso)! É inclusive fundamental em qualquer programa alimentar. Eu só quis demonstrar que um caminho utilizado para melhorar a performance de atletas poderia ser também uma estratégia interessante a ser pensada a respeito!
Bons Treinos!
Julia Engel para Papo Gula