Quem treina à noite: deve retirar o carboidrato pós treino?
Esse é um tema bem interessante de ser discutido pois, cada vez mais, as pessoas se confundem com os momentos de inserir o carboidrato na dieta.
Parece que há uma “regra geral” que qualquer pessoa que busque a redução do percentual de gordura não pode ingerir qualquer tipo de carboidrato após as 18h! Olhando para o comportamento metabólico isso não faz muito sentido, ainda mais para quem treina! Devemos entender o papel do carboidrato para saber exatamente em que momento colocar esse macronutriente sem que o mesmo seja desviado para síntese de gorduras.
Ao contrário de vilão, podemos olhar o carbo como um “aliado”: fazendo com que este seja utilizado para melhora de performance no treino e para que, inclusive, contribua com a redução do percentual de gordura. Sim, isso pode acontecer! Basta calcularmos o horário que ele será “bem-vindo” na dieta.
Para isso não vale nenhuma “regra geral” . Esqueça dietas padrões, temos que raciocinar em cima dos seus horários e do seu treino (individualidade, como sempre falo!).
Muita gente que treina à noite opta por comer muito carboidrato no pré treinoe “zera” (não come carboidrato) no pós treino achando que “o que foi ingerido no pré será gasto durante a atividade; já no pós treino o mesmo não deve ser incluído, visto que não haverá atividade”. Mas o raciocínio não deve ser este! Não é bem assim que o metabolismo funciona.
Para quem faz um treino bem feito, o carboidrato “pós” será utilizado principalmente para repor os estoques de glicogênio muscular. Essa reposição é fundamental para a recuperação, hipertrofia e para a sua performance na atividade do dia seguinte.
Portanto, se você termina de treinar tarde da noite, distribua o carboidrato ao longo do dia priorizando este momento pós treino imediato. Mesmo que você vá dormir logo depois, o seu “pico de sinalização” para a reconstrução do tecido lesado no treino ocorrerá quando você já estiver dormindo e a presença do carboidrato será fundamental neste momento.
Esqueça as “regras básicas” para a perda de gordura, foque no seu metabolismo individual e em seus treinos. E, pode ter certeza, não haverá acúmulo de gordura pelo carboidrato ser ingerido à noite, se você faz atividade física neste momento. Apenas calcule a quantidade correta deste macronutriente no seu dia (e não exagere nas refeições que antecedem).
Bons treinos!
Julia Engel