Receita de pasta de amendoim caseira

- POR Maria Rocha

Mais uma dica deliciosa e saudável para seus lanches

Outro dia estava assistindo a um filme e um dos personagens preparou um sanduíche de pasta de amendoim. Vocês já comeram? Fiquei encucada e fui pesquisar as informações nutricionais da famosa peanut butter.

Mesmo que, culturalmente, nós não tenhamos o hábito de comer o amendoim em forma de pasta, descobri que ela é uma opção tão boa pra nós que sempre estamos preocupadas com o nosso corpo! E, mais do que isso, é muito gostosa!

Sempre com moderação, o consumo da pasta de amendoim reduz a chance de ganho de peso, porque seu elevado teor de gordura (boa) e proteína ajudam na saciedade e reduzem a vontade de beliscar entre as refeições. Além disso, o ômega-9 ativa a adiponectina — hormônio que comanda o corpo a produzir a energia que precisa a partir dos depósitos de gordura, ou seja, ele ativa a queima dos pneuzinhos localizados principalmente na cintura e abdômen.

Isso tudo além de ser uma excelente fonte de vitamina E e de vitaminas do complexo B, principalmente B3, B6, folato e biotina. Também é rica em diversos minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, selênio, cobre, manganês e cálcio. Gostou?

O problema é que comprar a pasta pronta no supermercado, além de custar caro, é o mesmo que qualquer outro alimento processado — o sódio e outras substâncias conservantes. Por isso, fui buscar uma receita de pasta de amendoim caseira e trouxe aqui para vocês.

Aposto que irão adorar! Lembrem-se que, por ser feita em casa, não vai ficar tão lisinha quanto a pasta comercial, mas não deixa de ser uma delícia. Olha que receita simples:

Ingredientes

2 xícaras (300g) de amendoim descascado, torrado ou não
Óleo vegetal ou de amendoim
Açúcar mascavo
Pitada de sal

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Coloque os amendoins em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos. Aos 5 minutos, dê uma mexida para que assem por inteiro. Isso vai intensificar seu sabor e derreter seu óleo, deixando mais fácil de triturar.

Leve-os ao processador ainda mornos e ligue na potência máxima. Se você não tiver um processador, o liquidificador também pode funcionar.

Primeiro, os amendoins irão virar uma farofa e depois vão começar a grudar nas paredes do processador. Pare o aparelho de vez em quando e solte a mistura das paredes e do fundo.

Repita esse processo algumas vezes, até que o amendoim comece a soltar o óleo e se transformar em pasta cremosa. Tenha paciência, isso pode levar uns 10 minutos. Quanto mais você bater, mais lisinha a pasta irá ficar.

Adicione o óleo vegetal e o açúcar aos poucos, até dar o ponto que você está esperando, depois uma pitada de sal. Bata novamente até misturar os ingredientes.

Transfira a pasta para um recipiente com tampa e armazene na geladeira.

Fácil, não é? Essa receita rende aproximadamente 3/4 de xícara de pasta de amendoim, que vai durar mais ou menos um mês na geladeira.

Se você experimentar a receita, não esquece que eu quero saber! Poste no seu instagram com a #papogula!

Beijos,

Ma

 


Papo Gula no


2019 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)