Compulsão Alimentar

- POR Maria Rocha

Hoje em dia confunde-se muito gula com compulsão alimentar, quando na verdade são duas coisas completamente diferentes. Na gula o indivíduo come simplesmente porque está com vontade de comer e seleciona aquilo que deseja. Na compulsão alimentar acontece uma grande ingestão de alimentos em um curto prazo de tempo e não existe critério na seleção de alimentos.

O que precede a compulsão alimentar normalmente são sentimentos de ansiedade, angustia, mal estar e um desejo incontrolável de comer. Quando o indivíduo entra em compulsão, a sensação é de que tem uma força maior agindo sob ele, parar de comer parece uma tarefa impossível. Mesmo já estando completamente saciado o indivíduo segue comendo, sem nem sentir o gosto do alimento. O episódio acontece na maioria das vezes quando o indivíduo está sozinho ou até mesmo escondido. O episódio de compulsão é seguido de uma sensação de vergonha, culpa, angustia perante a perda de controle sobre o ato de comer, sobre o que se come e o posterior arrependimento por ter comido.

O indivíduo tem vontade de parar, lutar contra a compulsão, mas dificilmente consegue pois a sensação é de impotência e de domínio total da comida. De tanto lutar contra a doença, muitos acabam se sentindo descrentes de si mesmo, achando que vão ficar preso nesse ciclo eternamente!

É importante ressaltar que o indivíduo não come por fome e sim por impulso. A compulsão alimentar não é caracterizada apenas por alimentos calóricos e sim na grande ingestão de alimentos em um curto prazo de tempo. Na compulsão alimentar não existe uma compensação após a grande ingestão de alimentação como na bulimia (ex: indução de vômitos, diuréticos, laxantes ). A compulsão não ocorre somente em pessoas acima do peso, mas também em pessoas com o peso normal.

Se você se encaixou em alguns desses sintomas, é imprescindível buscar a ajuda de um profissional.

Por Maria Rocha, Psicóloga Clínica

CRP – 05/48629

• Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo através do email: mariarocha@me.com

 

 


Papo Gula no


2019 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)