Apostando em alimentos detox
Se você comeu como se o mundo fosse acabar nesse final de ano, não se desespere, o #papogula também fez parte dessa baixaria gastronômica. Há muito tempo que eu não ficava uma seqüência de dias fora da minha rotina, confesso que me dá um certo desespero. Por mais que a gente faça exercício e tente se alimentar direitinho, essa época de Natal/Réveillon complica, pois tem muitas comemorações e festas. Eu não fico muito feliz quando eu sinto que estou “extrapolando” demais, acho que tudo na vida tem que ter um equilíbrio. Por isso, essa semana vou apostar em alimentos que fazem uma faxina no organismo, desintoxicam e nos deixam mais leves. Vamos incluí-los essa semana na nossa dieta? Assim colocamos tudo aquilo de “ruim” para fora de nosso corpo! Xô para as gordurinhas que não nos pertencem rsrs.
Veja alguns alimentos que ajudam a eliminar as toxinas:
Com a fama de calórico e gorduroso, o abacate pode ajudar no processo de emagrecimento graças ao alto teor de fibras, que ajuda a saciar a fome e melhorar o funcionamento do intestino. É só não abusar da quantidade.
Trata-se de um poderoso diurético, que ajuda a combater a retenção de líquido, eliminando o inchaço. Se consumido cru, melhor ainda porque o ingrediente possui enzimas capazes de eliminar certas toxinas do organismo.
A beterraba possui uma fibra conhecida como pectina, que ajuda a limpar as toxinas do fígado, fazendo com que elas sejam levadas para fora do sistema ao invés de serem reabsorvidas pelo corpo.
Além de ser rico em fibras, que ajudam na digestão, possui vitamina C, enxofre e aminoácidos, que ajudam a eliminar os radicais livres e as toxinas do organismo, como o ácido úrico.
É o top 1 dessa lista. O poder dos antioxidantes dessa frutinha vermelha, original dos Estados Unidos e do Canadá, é 20 vezes maior do que a da vitamina C e 50 vezes maior que a da vitamina E.
A lista de benefícios é grande: ele ajuda a emagrecer, reduz o colesterol e controla a ansiedade. Ainda combate os radicais livres, retardando o envelhecimento, possui altas doses de vitamina C e sais minerais, e tem propriedades antibacterianas.
Além de ser uma ótima fonte de ferro, folato e magnésio, esse grão é riquíssimo em fibras, que auxilia no funcionamento intestinal, no controle do colesterol ruim e melhora a circulação sanguínea.
Pesquisadores descobriram que essa fruta ajuda a regular a produção de insulina, hormônio que está diretamente ligado ao controle da fome, e ainda ajuda a limpar o sistema digestivo.
Além de conter poucas calorias, o repolho possui quantidades significativas de enxofre, que é fundamental para limpar o organismo das toxinas prejudiciais que ficaram no nosso organismo.
As gorduras poliinsaturadas ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL), agem como antioxidantes para a recuperação muscular e aceleram o metabolismo.
Mais algumas curiosidades…
Água e água de coco
São responsáveis pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantêm a pele com aspecto bem cuidado.
Frutas
De forma geral, elas devem fazer parte do cardápio diário, mas durante a dieta, aposte principalmente nas frutas vermelhas e cítricas, cujos antioxidantes têm ação hepatoprotetora e anti-inflamatória.
Chá-verde
As catequinas, quercetinas e teaflavinas da erva são antioxidantes e ajudam as enzimas a transformar as toxinas em moléculas hidrossolúveis, menos tóxicas e excretáveis. Tome de quatro a seis xícaras por dia.
Brássicas (vegetais)
Esse grupo de vegetais, composto por agrião, brócoli, couve-chinesa, couve folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, tem função antitumoral e ajuda na eliminação das toxinas.
Oleaginosas (castanhas)
Ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês, possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Consuma castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs e nozes.
Para a receita do suco verde, clique aqui, ele engloba muito desses alimentos acima.
Fonte:
http://vejario.abril.com.br/blog/corpo-novo-vida-nova/dieta/10-alimentos-desintoxicantes
http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/detox-5-alimentos-que-limpam-o-organismo/1901
Beijos,
Maria