Investindo em alimentos que ajudam na queima de gordura

- POR Maria Rocha

Você é o que você come!

Emagrecer? Perder gordura? Fica seco? Não adianta se matar na academia e depois traçar uma barra de chocolate antes de dormir. A equação é simples, não podemos comer mais do que gastamos, 70% da processo de emagrecimento é a alimentação e 30% é o exercício.

A combinação de boa alimentação + exercício funciona maravilhosamente bem. E se tiver que priorizar um dos dois, dê prioridade à boa alimentação sempre. Não existe milagre, mas existem alimentos que ajudam na queima de gordura e que, de fato, aceleram o nosso metabolismo.

Então, porque não inseri-los na nossa dieta?! Qualquer ajuda é bem-vinda quando se trata de perder peso com saúde! A reportagem “Tempero derrete gordura”, da revista Boa forma (mês de fevereiro), me inspirou a fazer este post. Usei a Boa forma com fonte para pegar algumas informações!

 

Alguns alimentos que nos ajudam na queima de gordura

 

Pimenta Dedo-De-Moça

“Faz o metabolismo colocar o pé no acelerador”, aumentando a queima de calorias ingeridas. “A pimenta também inibe a formação de novos depósitos de gordura, especialmente na região abdominal.” Vale dizer também que uma substancia encontrada na pimenta, a Capsaicina, ajuda no combate dos radicais livres, importante para prevenir o envelhecimento, por exemplo.

Você pode usar a pimenta no preparo de peixes e carnes, cai super bem!

Gengibre

“São duas as substancias responsáveis pela a ação termogênica dessa raiz: gingerol e sogoal. Bônus: impede a formação de gases.”. Eu sou suspeita, pois amo gengibre. Quando vou ao restaurante japonês dou quase que prejuízo, rs!

O gengibre pode ser usado em saladas, preparações da culinária japonesa, no tempero de carnes, legumes e sucos. Clicando aqui, você confere receitas de água aromatizada com gengibre. Já nesse post, você confere sucos detox que também levam o ingrediente. Aproveite!

 

Curry

“Há um mix de temperos como a cúrcuma, erva-cidreira, coentro, cominho, cardamomo, noz-moscada, manjericão, páprica e pimenta preta. “Neste mix há substâncias termogênicas, antioxidantes e anti-inflamatórios ( que ajuda a diminuir a gordura abdominal).

O curry fica delicioso quando é usada para temperar o frango! Falando nisso, tem receitinha de frango ao curry aqui no Papo Gula! Confira clicando aqui.

Mostarda

A sinegrina, presente na mostarda, é um verdadeiro termogênico natural. Na hora de escolher a mostarda, opte sempre por uma marca sem corante e pouco conservante. Eu amo mostarda, ela fica boa com tudo! Uma boa dica é usar a mostarda nos molhos de salada, no frango e em sanduíches!

Cardamomo

Usado em muitos temperos indianos, como o curry, por exemplo, o cardamomo “carrega compostos fenólicos e flavonoides com efeitos estimulantes, além de minerais (cálcio e manganês) que agitam o metabolismo. O tempero também diminui os níveis de açúcar no sangue, o que reduz o acúmulo de gordura no abdômen.”. Maravilhoso, certo?!

Canela

Possui substancias anti-inflamatórias que contribuem para estabilizar e equilibrar os níveis de insulina.  A insulina, quando acumulada em excesso, aumenta o estoque de gordura abdominal. A canela também ajuda a diminuir a vontade de comer doces, o que é ótimo para quem precisa perder peso ou para quem quer, simplesmente, diminuir o consumo de açúcar.

Você pode usar a canela de formas variadas, como em chás, molhos, para aromatizar a água, em cima de frutas (como banana e maça, que fica uma delícia), dentre tantas outras formas. Uma dica: Coloque a banana no micro-ondas ou forno, com um pouquinho de canela e o adoçante da sua preferencia. Fica incrível!

Já ensinei, aqui no Papo Gula, uma receita deliciosa de chips de maçã com canela superfácil de fazer. Confira o post clicando aqui.

Óleo de coco

Se eu pudesse, colocaria óleo de coco em tudo. Amo o sabor que dá na comida! O óleo de coco é extraído diretamente da polpa madura do coco, por isso é extremamente saudável. Possui gordura boa e ácido láurico (substancia altamente anti-inflamatória). Além disso, “um estudo da UFRJ confirmou que ele ainda sacia e reduz a liberação de insulina, enxugando a circunferência da cintura” e também ajuda no funcionamento do intestino. Pode se usar em frutas, iogurtes, doces, massas, saladas, entre outras preparações!

 

Uma dica valiosa é “acrescentar pelo menos dois temperos queima-gordura na dieta de todos os dias. Pode ser nas refeições principais ou no lanche, batido no suco, polvilhado no iogurte ou na fruta”.

Obs: Todas as frases que estão entre aspas foram retiradas da revista Boa Forma.

Gostaram da matéria? Aguardo o retorno de vocês nos comentários!

Beijos,

Maria


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