Arroz de lula, polvo e brócolis

- POR Maria Rocha

Imagem: GNT

De dar água na boca! 

Esse é mais um dos posts que jamais devem ser esquecidos! Vamos cair de boca no arroz de lula no final de semana, sem culpa e com muito prazer! Afinal de contas, a gente faz dieta e exercícios durante a semana toda para isso: aproveitar um belo prato, feito com carinho, ao lado de pessoas queridas.

Para a minha felicidade – ou infelicidade – a minha sogra cozinha como ninguém, tem as mãos abençoadas e um paladar excepcional, o que me garante pelos menos 1/2 kg a mais no meu peso sempre que vou até lá (é engraçado, mas ao mesmo tempo não é, sabe?).

Sempre escutei falar do arroz de polvo e lula que ela fazia, me diziam que era o melhor que já tinham comido. Hoje, eu garanto que é o melhor que eu já comi. Desmistificando a lenda de que fazer polvo é difícil, aprendi que tem apenas um truque para ele ficar macio e saboroso.

Receita boa é receita fácil. Então, é só seguir ao pé da letra, que vai sair tudo certinho. Com esse arroz de lula e polvo, você conserta seu casamento, arruma uma namorada ou namorado e podem até achar que você virou um chef. É nessas horas que a gente senta e agradece: obrigada, Senhor, por ter criado a comida!

Arroz de lula e polvo

Ingredientes para 6 pessoas

  • 1 1/2 kg de lulas frescas
  • 500 g de polvo fresco ou 1 polvo pequeno
  • salsinha, coentro e pimenta do reino a gosto
  • 500 g de arroz cozido (pode ser integral)
  • azeite a gosto
  • 2 cebolas
  • 1 cabeça de alho
  • sal a gosto
  • 1 xícara de polpa de tomate pronto

Modo de preparo

Lula: lavar as lulas e cortar em anéis ou fatias. Refogar a cebola e o alho no azeite (mais ou menos ½ xícara de chá) e o sal a gosto. Juntar as lulas e cozinhar em fogo baixo por, em média, 15 minutos. Juntar metade da polpa de tomate e meia xícara de água e cozinhar por mais 15 minutos. Se secar, junte um pouquinho de água. Reserve.

Polvo: deixe uma panela com água fervente no fogo, mergulhe e retire o polvo (rapidamente, com ajuda de um garfo) 3 vezes seguidas. Feito isso, corte os tentáculos em fatias de 2 cm (meça por dois dedos). Aqueça outra panela pequena com azeite e refogue a cebola e o alho.

Junte os pedacinhos de polvo, deixe cozinhar em fogo baixo, junte ½ xícara de água e, depois que estiver macio, junte ½ xícara de polpa de tomate. Vá colocando água aos poucos, senão ele não fica macio. Quando estiver pronto, junte este molho ao das lulas e reserve.

Brócolis: cozinhar o brócolis no vapor, refogar no alho e juntar ao molho de lula e polvo.

Últimos passos: misturar tudo com o arroz que já está pronto, juntar salsa e coentro picado, azeite e sal a gosto. Servir bem quente.

polvo3

polvo4

Quem vai arriscar e fazer em casa? Garanto que vale a pena! E é óbvio que essa receita eu faço questão de ver o resultado de todo mundo. Postem uma foto no Instagram com a hashtag #papogulareceitas. Quero ver!

Beijos,

Maria


Papo Gula no


2020 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)