Risotto com tinta de Lula, por Lara D’Avila
Um dos sorrisos mais lindos e contagiantes que eu já vi é da minha amiga, irmã, Lara D’Avila. Lara não dispensa um bom prato de comida, um brigadeiro de panela, o pastel do BB lanches, um chope com amigos no Jobi, uma água de coco na orla carioca, um cachorro quente Geneal e uma massinha feita por mim rsrsrs. E hoje ela contribuiu com uma receita deliciosa para o Papo Gula: Risotto com tinta de lula! Lara está participando do Concurso Anual do Retrato Ideal e Otimista da Carioquice Autêntica, do site de fotografia Rioetc. Esse concurso vai eleger aquela que mais tiver a cara da mulher carioca. Vamos ajudá-la a ganhar ?
Para votar, entre em algum dos links abaixo e dê uma curtida, ou entre no Instagram do @rioetc e dê uma curtida na fota da Lara! Obrigada desde já.
http://www.rioetc.com.br/rio-
http://www.rioetc.com.br/
http://www.rioetc.com.br/
http://www.rioetc.com.br/
http://www.rioetc.com.br/rio-
Vamos à receita:
Ingredientes para duas pessoas:
- 250g de lulas pequenas limpas;
- 1 litro de caldo de legumes (pronto, concentrado ou em cubo)para receita clique aqui;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva, mais 2 colheres de chá;
- 6 cebolinhas cortadas em fatias finas;
- 1 dente de alho descascado;
- 250g de arroz para Risotto;
- 125ml de vinho tinto;
- 2 sachês de tinta de lula;
- 1 pimenta malagueta fresca, sem sementes e finamente picada;
- 1 punhado pequeno de salsa fresca picada (aprox. 2 colheres de sopa);
- Pimenta a gosto
Modo de fazer:
1. Corte a lula em anéis finos e reserve enquanto prepara o Risotto.
2. Aqueça o caldo ou prepare o concentrado/cubo com água fervente, e mantenha aquecido em uma panela, em fogo bem baixo.
3. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela grande com fundo grosso e amacie as cebolinhas fatiadas por 2 minutos, em fogo baixo. Não pare de mexer para não deixar que queimem.
4. Adicione o alho amassado e aumente o fogo. Junte o arroz e mexa para cobri-lo com o azeite.
5. Despeje o vinho tinto e deixe borbulhar sobre o arroz.
6. Usando luvas, esprema os sachês de tinta de lula e mergulhe cuidadosamente os sachês vazios na panela de caldo para retirar qualquer tinta que tenha sobrado.
7. Depois vá adicionando conchas de caldo quente ao arroz, deixando uma concha ser absorvida antes de acrescentar a seguinte, mexendo sempre.
8. Depois de 15 minutos cozinhando o arroz, não é mais preciso mexer de forma tão constante. Comece a preparar a lula.
9. Em uma frigideira, aqueça as 2 colheres de chá restantes de azeite de oliva e a pimenta, até começar a fritar, depois junte os anéis de lula e cozinhe, mexendo ou sacudindo um pouco a panela, por 3 minutos. Tempere com pimenta moída a gosto.
10. Nesse ponto, o risotto preto deve estar pronto, então divida-o entre tigelas ou pratos aquecidos, cubra com a pimenta e a lula e salpique com salsa.
Aproveitem!
Beijos,
Maria