Receitas que farão suas festas de fim de ano um sucesso
BACALHAU COM QUINOA
Uma ótima opção para época de festas, ceia de Natal e Réveillon, ou até mesmo para um jantar, é o bacalhau com quinoa. Peguei essa receita da minha querida tia Bebel Niemeyer, do blog 40 forever e já virou obrigatória aqui em casa. Jé perdi as contas de quantas vezes comi e fiz bacalhau com quinoa, e é sempre uma delicia. Quinoa é um alimento super saudável e cheio de nutrientes.
Ingredientes:
- 2 kg de bacalhau dessalgado
- 1 pacote de quinoa real
- 1 litro de azeite, eu uso o “Il grezzo”
- 4 ovos cozidos em fatias
- 2 tomates sem pele picados
- 4 cebolas bem picadinhas
- 4 dentes de alho bem socados
- 1 alho poró fatiado como batata palha e frito no azeite para ficar crocante
- 1 pote de 250g de azeitona preta sem caroço e cortadas ao meio
- 1 pote de 250g de azeitonas verdes sem caroço e cortadas ao meio
Preparo da quinoa:
Refogue os 2 dentes de alho no azeite e acrescente a quinoa. Acrescente ao refogado 3 xícaras de água quente e ponha tudo para cozinhar, por 15 minutos.
Preparo do bacalhau:
Ponha todo o bacalhau em um tabuleiro, em pedaços, regue com um pouco de azeite e coloque no forno bem quente, por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desfie-o, tirando as espinhas e faça um refogado com o bacalhau com mais azeite, os outros 2 dentes de alho socados, as cebolas picadas, as azeitonas e o tomate. Acrescente aí a quinoa, os ovos cozidos e cortados em rodelas, e mexa bastante. Arrume em uma travessa grande, e por cima de tudo acrescente o alho poró crocante.
FAROFA DE BISCOITO
A voz da experiência sempre nos ensina coisas boas, meu avó que cozinha como ninguém, me fez ter referência de comida bem feita. Foi na casa do vovô que aprendi a receita da farofa de biscoito, depois disso não consegui comer farofa feita de outra maneira. Uma ótima oportunidade para fazê-la é agora na época de comemorações de final de ano, ela fica incrível como acompanhamento. Faça em casa que vai ser um sucesso!
Ingredientes:
- 1 pacote de biscoito creme cracker ( Eu uso o Richester, é mais saboroso que os outros)
- 1/2 tablete de manteiga
- 1 colher de sopa de óleo
Opcional:
– passas brancas
– damasco bem picadinho (para o damasco ficar macio, dê uma fervura nele).
FAROFA DE PANKO
Depois da farofa de biscoito do meu avô, a farofa de Panko se tornou uma das minhas preferidas. A farinha de Panko é a farinha do pão oriental, a diferença dela das outras farinhas é que é mais flocada e mais crocante, tipo uma farinha de rosca para empanados. A farofa de Panko fica uma delícia se jogada por cima de uma massa, um risotto ou até mesmo de acompanhamento, ela da um toque crocante na comida. A primeira vez que comi, foi no restaurante CT Brasserrie, ela vinha por cima de uma massa com palheta de cordeiro desfiada, puxada no molho balsâmico reduzido. A farofa de Panko também pode fazer parte das suas ceias de final de ano.
Ingredientes:
- Farinha de Pano
- Cebola
- Manteiga
Modo de fazer:
Ralar a cebola. Refogar a cebola na manteiga, até ela ficar bem douradinha. Em seguida acrescentar a farinha de Panko, vai mexendo sem parar até que ela fique crocante e coradinha. Sirva em seguida.
FAROFA DE BETERRABA
A farinha de mandioca é feita da raiz da mandioca, é rica em potássio, ferro e cálcio e é naturalmente sem glúten. Ela contém um alto teor de carboidratos servindo como excelente fonte de energia. É bom lembrar que como já é um carbo não deve ser misturado com outro carbo como por exemplo arroz ou batata. É bom comer com moderação, mas uma colher de sopa cheia tem 60 calorias então dá para incluir na sua dieta.
Ingredientes: (serve 3 pessoas)
- Meia xícara de beterraba ralada
- Meia xícara de farinha de mandioca crua (pode-se usar metade farinha de mandioca e metade farinha de linhaça)
- 2 colheres de sopa azeite ou manteiga clarificada( clique aqui)
- 1 colher de sopa de cebola ralada ou alho poró
- sal a gosto
* para ficar ainda mais saudável e funcional, uma dica é usar metade farinha de mandioca crua e metade farinha de linhaça dourada.
Modo de fazer:
Refogue e doure a cebola no azeite, em seguida acrescente a beterraba e deixe ela murchar, acrescente a farinha, vá mexendo até a farinha dourar e ficar crocante.
TENDER DE NATAL
A ceia de Natal já passou, mas ainda temos a ceia do Reveillon, que é tão gostosa quanto! Portanto, vou continuar colocando algumas receitas aqui para as comemorações e festas que ainda temos nesse final de ano. O tender, também é figura importante nas ceias, tão importante quanto o Peru, Pernil e o Chester. Muita gente compra essas carnes prontas, mas na minha opinião, além de ficar muito mais gostoso, você acaba vivendo ainda mais essas datas tão especiais de final de ano. Quando fazemos a comida, a gente se sente parte dela, e nos dar mais prazer ainda de comer e servir. A receita do Tender, é da minha sogrinha querida, que como sempre, tirou onda nesse Natal. Ela explicou tudo direitinho, para não ter erro!
Ingredientes:
- 1 tender de bolinha
- 1/2xicara de coca cola
- 1/2 xicara de calda de abacaxi
- 1/2 xicara de vinho branco
- 1 xicara de KARO ou similar
- 12 cravos
Modo de fazer:
1-Pegue o TENDER e faça cortes diagonais nos dois sentidos.
2-Besunte bastante com o KARO .
3- Espete os cravos entre os cortes.
4- ponha no forno bem quente e va regando com a mistura da calda de abacaxi, coca cola e o vinho. Quando dourar esta pronto!
Sirva com fios de ovos e cerejas , ou rodelas de abacaxi douradas na manteiga.
PERNIL DE NATAL
Está chegando uma das datas mais gostosas do ano, em que estão concentradas as melhores comidas, sabores e temperos. No Natal, a minha sogra querida é sempre responsável por levar o pernil, que é sempre um sucesso nas ceias da família. Com muito carinho, ela me mandou a receita detalhada do seu pernil, para eu dividir com vocês aqui no blog. Existe um “mito”de que é difícil fazer pernil, mas, seguindo essa receita como descrita, não tem erro, não fiquem com medo! É um prazer compartilhar com vocês essas receitas tão maravilhosas, de quem tem prazer e paixão por cozinhar. Nesse Natal vamos distribuir muita paz e amor!
Ingredientes:
- 1 pernil sem osso, de 2. 300 kg, aproximadamente;
- 2 latas de abacaxi em calda;
- 150 gr de cerejas frescas.
Fazer vários furos dos dois lados do pernil, para que os ingredientes do tempero sejam absorvidos pela carne.
Para marinar por 3horas:
- 1 e 1/2 xícara de vinho branco seco;
- 6 dentes de alho amassados;
- 2 cebolas picadas;
- 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Para besuntar na hora de ir ao forno:
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate ou Pomarola;
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretidas no microondas (sem fritar!);
- 3 folhinhas de louro;
- Suco de 1 limão.
Modo de fazer:
Se o pernil já vier temperado, dispense o uso de sal. Só considere os outros ingredientes. Depois que o pernil já tiver marinado por 3 horas nessa mistura, coloque-o numa assadeira toda forrada com papel alumínio subindo pelas bordas, para que o molho formado durante o cozimento não se perca.
Besunte o pernil com os outros ingredientes, dos dois lados, regue com o molho da marinada e cubra com papel alumínio.
Leve ao forno pre aquecido a 180° C e deixe por 1 hora .
Abra o forno, levante o papel, regue o pernil com o molho que se formou. Cubra novamente e deixe mais 40 minutos.
Retire a cobertura de alumínio, regue novamente e deixe dourar (mais ou menos 40 minutos. ). Se tiver pouco molho, regue com 1/2 xícara de água.
Enquanto o pernil estiver no forno, prepare o abacaxi:
Pegue uma frigideira grande e ponha 3 colheres de sopa de manteiga, até quase fritar. Coloque as rodelas de abacaxi em calda, dispostas uma ao lado da outra, e deixe fritar. Vire cada fatia do outro lado, e repita a operação. Com uma escumadeira, retire as fatias e reserve.
Abaixe o fogo e, nessa mesma frigideira, junte 1 xícara da calda do abacaxi e despeje as cerejas frescas. Deixe cozinhar por 15 minutos e apague o fogo.
Montagem do Prato:
Pegue uma travessa bem bonita, coloque o pernil no meio e regue com o molho formado durante o cozimento. Espalhe as rodelas de abacaxi e, sobre elas, as cerejas com a calda que se formou na frigideira.
RABANADA COM LEITE CONDENSADO
Para os que não sabem, a rabanada é um doce típico de Natal em Portugal, porém a receita foi adotada pelos brasileiros e ganhou uma série de variações. Se você é daqueles que espera o ano todo para comer rabanada, e que praticamente se alimenta de rabanada em época de natal, a hora é essa, vamos caprichar na receita e comer sem culpa. Afinal de contas, Natal é época de festas, celebrar e comemorar, todos podemos “nos” dar algumas rabanadas de presente e, somente por alguns dias, não contar calorias.
Ingredientes:
- 3 pães franceses dormidos, aquele do dia anterior, ou pão de rabanada
- 1/2 xícara de chá de açúcar refinado;
- 2 colheres de sopa de canela em pó;
- 2 xícaras de chá de leite;
- 1/2 lata de leite condensado;
- 3 ovos;
- Óleo vegetal para fritar.
Modo de fazer:
1. Corte os pães em fatias de mais ou menos um a dois centímetros e reserve.
2. Pegue o leite e o leite condensado, coloque em uma vasilha, misture e reserve.
3. Em um tigela, coloque o açúcar e a canela, e reserve.
4. Em outra tigela, coloque os ovos, misture e bata com um garfo até que fique homogêneo.
5. Em seguida coloque o óleo em fogo alto para que ele fique bem quente. Enquanto isso coloque os pães dentro da tigela de leite e leite condensado por 1 minuto de cada lado.
6. Para finalizar, pegue as fatias umedecidas, passe pelo ovo e coloque para fritar imediatamente. Por último, passe as rabanadas na mistura de açúcar e canela, e esta pronto para ser servido.
7. Pode servir com doce de leite ou sorvete de creme, fica um espetáculo.
CRUMBLE DE FRUTAS VERMELHAS
Comi esta sobremesa no restaurante El Chiringuito em Ibiza, como é deliciosa resolvi tentar fazer em casa, deu certo!
Ingredientes:
- frutas vermelhas frescas
- Morango
- Framboesa
- Amora
- Mirtillo
- Sorvete de creme
- Meio pacote de biscoito maizena
- Meio tablete de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
- Pistache picado
Modo de fazer:
Bata no liquidificador meio pacote de biscoito maizena para que fique como se fosse uma farofa grossa coloque em um tabuleiro e adicione os pedaços de manteiga, misture com as mãos. Leve ao forno para tostar.
Em potes individuais coloque uma bola de sorvete as frutas por cima e por último a farofa salpique com o pistache . Você vai amar!
DOCES E SUAS VARIAÇÕES MARAVILHOSAS
Brownie: O melhor brownie que já comi na minha vida, e super fácil de fazer!
Palha italiana: para a receita, clique aqui.
Pavê de Galak com Negresco: Essa sobremesa é de outro planeta! (para a receita, clique aqui)
Brigadeiro branco: para a receita, clique aqui.
Cheesecake de Nutella: Super suave, não é muito doce e é incrivelmente delicioso! (para a receita, clique aqui)