10 maneiras diferentes de fazer ovo

- POR Maria Rocha

Sem desculpas para sair da dieta

O bom e velho ovo nunca sai de moda quando se trata de alimentação saudável, alimento proteico e dietas, não é verdade? Eu amo e não vivo sem. Mas, é fato que o ovo possui sabor forte (principalmente a gema) e, se não variar no preparo, eu enjoo rapidamente.

Por isso, aqui em casa, eu faço um verdadeiro revezamento de receitas. Um dia é omelete, outro dia é ovo cozido, vou para o ovo pochet e por aí vai. E como sei que muita gente engole ovo a seco por não aguentar mais o mesmo sabor, resolvi dividir com vocês as minhas receitas. Quem sabe, assim, torna-se ainda mais gostoso saborear ovos todos os dias!

1. Ovo cozido

Nosso famoso e querido ovo cozido parece não ter segredos, mas há algumas informações que podem fazer toda a diferença na preparação. Por exemplo, se você colocar o ovo na água fervente por três minuto, ao partir o ovo terá a gema mole.

Se preferir gema mais firme, mas mesmo assim ainda não cozida, deixe cozinhando por 5 ou 6 minutos. Agora, se quiser a gema completamente cozida, 12 minutos será o tempo mínimo que você deixará seu ovo na panela.

Vale variar a consistência da gema para, com uma única receita, ter diferentes sabores e texturas.

2. Ovo poché

Ovo poché é um clássico delicioso, que muita gente evita por parecer ser muito difícil de preparar. Mito! Basta praticar um pouco e você vai ver que, em pouco tempo, estará fazendo ovos gourmets deliciosos!

A receita é bem simples: coloque água para esquentar em uma panela. Não se pode deixar a água ferver – ou seja, a temperatura deve ser mediana, nem fria, nem fervendo. Quando a água chegar nesse ponto, mexa-a fazendo movimentos circulares contínuos com a ajuda de um fuê.

Depois, pare de mexer e imediatamente jogue o ovo (já quebrado e colocado numa vasilha) com calma no centro da panela (como se fosse no olho do furacão). Aguarde 4 minutos e o seu ovo está pronto!

Pode ser difícil no começo, mas não desista, porque fica realmente delicioso.

3. Omelete

Omeletes são ótimos por conta da versatilidade da receita – você pode comê-los recheados, abertos ou fechados, com frutas ou mais proteicos (com frango, por exemplo) e de tantas outras formas.

Em um bowl, mexa um ovo com sal, pimenta do reino e cheiro verde. Passe para uma frigideira e, quando já estiver bem firme, vire-o. Essa é a hora de colocar o recheio, caso queira!

Solte a sua imaginação: frango com cream cheese, espinafre com ricota, cogumelos, tomate com rúcula, queijo e peito de peru… As possibilidades são infinitas!

4. Ovo mexido

Ovos mexidos são práticos e rápidos! É sem segredo: mexa um ovo em um bowl e, depois, passe para uma frigideira. Quando a clara começar a endurecer, comece a mexer e não pare até o ovo estar na consistência que você gosta.

E pronto!

5. Ovo mexido cremoso

Todo mundo tem a sua própria versão de ovos cremosos, não é mesmo? De qualquer forma, quero passar a minha para vocês! Em um bowl, quebre um ovo, salpique sal e pimenta do reino e mexa bem.

Jogue em uma frigideira (que tenha teflon) e deixe cozinhar um pouco. Quando começar a firmar a clara, coloque uma colher de requeijão light ou cream cheese light e comece a mexer para misturar com os ovos.

Antes de endurecer completamente a gema, passe para um prato e delicie-se!

6. Ovo frito gema mole

Coloque algumas gotas de óleo de coco na frigideira, deixe esquentar um pouco e quebre um ovo cuidadosamente. Depois, coloque sal e pimenta do reino e espere a clara endurecer. Por fim, tire o ovo cuidadosamente com a ajuda de uma espátula e aproveite. Você pode colocar salsinha picada por cima para deixar ainda mais gostoso!

7. Ovo frito gema dura

É feito da mesma forma que o de gema mole, apenas precisa ficar mais tempo fritando para cozinhar por completo a gema. Uma boa dica é tampar a frigideira, assim a gema cozinha mais rápido e você não corre o risco de conseguir uma clara queimada!

8. Pão de queijo fake

É delicioso, parece mesmo pão de queijo, mas não tem farinha! Tem coisa melhor no mundo? Aproveitem muito essa receita em casa!

Em um bowl, coloque um ovo (inteiro), uma colher de goma de tapioca, sal e uma colher das de sopa de leite. Misture tudo e passe para forminhas de silicone. Coloque queijo parmesão por cima e leve ao forno por 20 minutos (ou até que esteja dourado por cima).

Aproveite! O queijo parmesão é totalmente opcional, mas vale lembrar que é justamente esse ingrediente que traz o gostinho do pão de queijo. Se quiser, tem mais receita de pão de queijo fit aqui no site, clique aqui e veja.

9. Ovos benedict

Tradicionalmente, os ovos benedict (ou beneditos) são feitos tostando uma fatia de pão, colocando uma fatia de bacon frito por cima e um ovo poché. É uma delícia, mas para deixar dentro da dieta é preciso fazer algumas adaptações à receita original.

A minha sugestão é simples e deliciosa: toste uma fatia de pão integral multigrãos, passe manteiga ghee, coloque uma rodela de tomate e o ovo poché por cima. Fica incrível e muito nutritivo!

10. Shakshuka

Por último, mas não menos importante, shakshuka é uma receita pouco conhecida, mas deliciosa! Tipicamente libanês, o prato é a perfeita mistura de ovos, molho caseiro e temperos deliciosos.

Refogue com um pouco de azeite extra-virgem alho, cebola, pimenta (sem as sementes!) e pimentão. Depois, coloque tomates (com ou sem pele e sementes) picados e deixe cozinhar o fogo baixo.

Quando virar um molho, quebre cuidadosamente os ovos por cima do molho e tampe a panela. A hora de desligar e tirar os ovos é opção sua, para deixar a gema mole ou não. Se quiser, pode acrescentar outros temperos também, como páprica, salsinha, cheiro verde e o que mais quiser. Fica uma delícia!

A partir de agora, não quero saber de mais ninguém falando que ovo enjoa, hein? E tem muitas outras receitas por aqui que vão te ajudar a manter a dieta firme e forte.

Top 5 sucos detox
Pizza fit low carb
Cupcake funcional de aveia e mel

Beijos,

Ma


Papo Gula no


2018 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)