Molho de tomate caseiro
Caseiro, gostoso e saudável
Certa vez, eu ensinei aqui no Papo Gula uma receita de molho de tomate caseiro, que você pode conferir clicando aqui. Mas, conforme o tempo foi passando, fui potencializando a receita, testando novos tempero e novas formas de preparo.
Posso dizer que a receita que faço hoje em dia está bem diferente da que fazia lá atrás. Está, inclusive, mais saudável e ainda mais natural. Justamente por isso resolvi dividir a minha versão 2.0 de molho de tomate caseiro com vocês. Aposto que vão gostar!
Molho de tomate caseiro
Ingredientes
- 4 tomates picados em cubos médios e pequenos (com semente, casca e tudo!)
- 1 cebola grande picada na grossura que preferir
- 3 dentes de alho grandes inteiros
- ½ cenoura grande (ou 1 pequena) cortada em rodelas médias
- folhas de manjericão fresco
- orégano orgânico
- 1 ramo de alecrim
- azeite extra-virgem
- sal e pimenta do reino a gosto
- água filtrada
Modo de preparo
Não há preparo mais simples do que o de um bom molho de tomate. O grande segredo está em fazer com carinho e prestar atenção nos processos, para não deixar nada queimar ou passar do ponto.
O primeiro passo é refogar no azeite, em fogo médio para baixo, a cebola picada. Quando a cebola estiver quase transparente, coloque os dentes de alho inteiros. Depois de alguns segundos (apenas segundos, mesmo), coloque todos os tomates picados. Nesse momento, abaixe o fogo e mantenha-o baixo durante todo o cozimento do molho.
Tampe a panela deixando apenas uma fresta aberta (como fazemos para o arroz, normalmente). Quando o tomate já tiver soltado bastante água, acrescente o sal, a pimenta e o alecrim. Mexa bem!
Agora, coloque a cenoura – que é o grande truque da receita. Antes, eu colocava açúcar para neutralizar a acidez do tomate. Mas, descobri que a cenoura consegue fazer o mesmo. E é claro que é mil vezes melhor colocar uma cenoura do que uma colher de açúcar, não é mesmo?!
Deixe as cenouras no molho por, em média, 5 minutos – esse é o tempo necessário para tirar a acidez do molho, sem deixá-lo com gosto de cenoura. Ah, uma boa dica é aproveitar as cenouras no preparo de outro alimento, para não descartá-las totalmente.
Após retirar as cenouras, coloque o orégano e o manjericão. Caso necessário, você pode colocar um pouco de água filtrada – caso os tomates não tenham soltado água o suficiente. Do contrário, não precisa colocar.
Quando o molho atingir a textura que você gosta, pode desligar o fogo e saborear o seu delicioso molho de tomate caseiro e totalmente saudável. Fica uma delícia!
Aproveite esse molho delicioso em outras receitas incríveis aqui do Papo Gula:
Macarrão de legumes
Macarrão de forno fit
Pizza fit low carb
Quando fizerem em casa, não se esqueçam de postar no insta e me marcarem com a #papogulareceitas. Como sempre, vou adorar ver o resultado de vocês!
Beijos,
Ma