Receita de panetone caseiro

- POR Maria Rocha

Afinal, nem só de verduras vive o homem, não é?

Eu não sei vocês, mas, para mim, um dos pontos altos altos do final de ano são os panetones e chocotones. Realmente amo! É claro que não dá para abusar muito. Mas, tendo uma alimentação balanceada e saudável, não faz mal nenhum comer um pedacinho de vez em quando!

E falando em alimentação balanceada, quero ajudar vocês a não ficar com peso na consciência por causa desse panetone maravilhoso que vou passar a receita. Tem um post incrível aqui no Papo Gula com quatro receitas para deixar a ceia de Natal mais saudável, Veja aqui. Tudo muito gostoso e balanceado na medida certa para as festividades. Vale a pena conferir!

Voltando ao panetone, a receita é prática e deliciosa. Não é das mais fáceis e definitivamente não é rápido (se você quer comer no domingo, por exemplo, comece a fazer na sexta!), mas vale a pena. É uma delícia e fica ainda melhor quando tem aquele gostinho de feito em casa, né?

Panetone caseiro

Ingredientes:

½ xícara das de chá de água morna
4 xícaras das de chá de farinha de trigo
½ xícara das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de manteiga sem sal gelada
2 tabletes de fermento biológico seco
4 gemas
raspas de 1 laranja (raspe só a parte laranja)e raspas de 1 limão (raspe só a parte verde)
sal a gosto (sugiro 1 colher)
1 xícara de frutas cristalizadas (ou gotas de chocolate, caso queira fazer chocotone)

Modo de preparo:

Coloque em uma tigela a água morna, o fermento e uma xícara de farinha de trigo. Cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo e deixe descansar por 10 minutos. Depois, acrescente as raspas de fruta, o açúcar, a manteiga e as gemas e misture novamente. Faça isso com um fuê para ficar homogêneo.

Depois, vá acrescentando aos poucos o restante da farinha de trigo. Essa parte você pode fazer com uma batedeira (caso você tenha aquele batedor gancho, que é específico para massas de pão) na velocidade baixa, ou na mão.

Depois que a massa estiver lisa, cubra-a novamente e deixe descansar por 40 minutos. Importante: ela vai crescer bem durante esse descanso, então deixe-a em cima de uma bancada limpa ou em uma tigela que tenha espaço para que a massa cresça.

Pegue a massa e misture as frutas cristalizadas (ou o chocolate). Vai ser um pouco difícil misturar a massa nesse momento, mas nada impossível! Cubra novamente a massa e deixe descansar na geladeira por pelo menos quatro horas.

Agora que você já tem sua massa descansada, coloque-a numa forma de panetone untada com manteiga derretida. Corte o topo do panetone fazendo uma cruz (mas é um corte leve e superficial).

Depois, coloque uma colher das de sopa de manteiga gelada sobre o panetone (sim, isso mesmo), coloque-o em uma assadeira e leve-o ao forno. O forno precisa estar pré-aquecido para a massa não murchar, ok?

Deixe-o assando em 200°C por 45 minutos. Pode demorar mais tempo, depende do seu forno e do ponto da sua massa. Então, não estranhe! O importante é estar bem dourado por cima.

Se quiser, você pode pincelar um pouco de ovo mexido em cima do panetone antes de assá-lo, para a cor ficar ainda mais bonita!

Vai fazer em casa? Quero muito ver o resultado final! Então, não se esqueça de tirar uma foto do seu panetone e postar no insta com a #receitapapogula!

Beijos, Ma

Tags:

Papo Gula no


2018 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)