Quiche de Alho Poró com Ricota

- POR Maria Rocha

Receita de quiche fácil e deliciosa!

Aí vai uma receita de quiche de alho poró maravilhosa! Eu sou suspeita para falar, pois amo alho poró em tudo. Isso sem falar dos benefícios desse vegetal, né? Então, sempre me arrisco na cozinha para colocar esse ingrediente em tudo o que posso.

Em relação à receita, foi a primeira vez que eu fiz e achei que seria um bicho de sete cabeças. Mas, pelo contrário, foi super fácil! Quem nunca se arriscou a fazer uma, eu encorajo a fazer essa. Porque o resultado final vale à pena!

Quiche de alho poró com ricota

Ingredientes da massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo (pode ser a integral ou sem glúten)
  • 125 gramas de manteiga sem sal gelada e picada em cubos
  • 1/2 xícara de água gelada
  • 1 pitada de sal

Ingredientes do recheio

  • 200 gramas de ricota
  • 1 talo de alho poró
  • 2 colheres de sopa de creme de leite sem soro
  • 2 ovos (de preferência orgânicos)
  • 25 gramas de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta branca ou do reino a gosto

 

Modo de preparo da massa

Misture a farinha de trigo, o sal e a manteiga com as pontas dos dedos até formar uma farofa (o ideal é as mãos estarem frias – segurar um cubo de gelo por 30 segundos antes de começar o preparo da massa). Acrescente a água gelada aos poucos até deixar a massa lisa. Forme uma bola com a massa, embrulhe em papel filme plastico e deixe na geladeira por, pelo menos, 15 minutos.

Modo de preparo do recheio

Amasse a ricota e acrescente o alho poró cortado em rodelas bem finas, misturando tudo. Acrescente os ovos e mexa. Adicione as duas colheres de creme de leite e o parmesão ralado e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve em uma tigela.

Modo de preparo da quiche

Abra a massa em uma superfície que esteja polvilhada com farinha até que fique bem fina. Depois de aberta, acomode a massa em uma forma de aro removível e asse-a no forno a 180º C por 10 minutos. Assim que a massa pré-assada sair do forno, cubra-a com o recheio e leve ao forno novamente por 30 minutos a 220ºC. Ao retirar do forno, desmolde-a na forma e sirva ainda quente.

Foto meramente ilustrativa

Foto meramente ilustrativa

Tenho certeza de que todo mundo vai adorar. E se quiserem aprender mais algumas receitas deliciosas, sugiro torta de frango fit e, como todo mundo merece um docinho, a torta de brigadeiro também é maravilhosa.

 

Beijos,

Maria

Tags:

Papo Gula no


2018 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)