Como fazer ricota ou cottage em casa
Oi, gente!
Recentemente, eu aprendi a receita de ricota caseira e fiquei impressionada com o resultado que eu consegui logo na primeira tentativa. Nunca imaginei que seria tão fácil de ser feito, fica uma delícia e rende muito!
É claro que você precisa ter esse tempo de ficar na frente do fogão, esperar esfriar, enfim. Mas, eu acredito que valha muito a pena. Além de render bastante, como eu disse (o que faz que saia mais em conta do que sempre comprar no supermercado), também vale lembrar que é caseiro. E assim como tudo na vida, tudo o que é feito em casa tem um gostinho mais especial.
Depois, tem outra novidade em tudo isso: o processo da ricota é o mesmo do cottage (assim como os ingredientes). Então, no meio do caminho de preparação da receita, você pode escolher qual dos dois queijos quer fazer.
Passo a passo para ricota
Tudo o que você vai precisar é de:
- 1 litro de leite
- Vinagre de álcool branco
Modo de preparo:
Coloque o leite para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o forno e acrescente o vinagre aos poucos (pode ser colher por colher), e vá mexendo enquanto isso. Assim que você perceber o leite talhou (ou seja, quando o sólido se separar do líquido), deixe descansar por 15 minutos.
Nesse momento, você pode escolher qual queijo quer fazer: ricota ou cottage. Se quiser fazer a ricota, passe a mistura por um pano (limpo, obviamente), esprema bem para retirar o líquido e coloque a parte sólida em ramecãs. Pressione e leve à geladeira para garantir o formato. Depois, basta desenformar.
No caso do cottage, em vez de passar o queijo pelo pano, passe por uma peneira. Depois, coloque em ramecãs também, mas sem apertar muito, e preserve um pouco do líquido para manter a hidratação.
O prazo de validade é de uma semana. Pois é! Dura um pouco menos do que o comprado no mercado, é claro, mas a razão é simples: não há conservantes ou corantes na preparação. Supernatural!
Se você quiser dar um gostinho a mais e um toque especial, acrescente o que quiser: sal, cebolinha, salsinha… O que for do seu gosto! Façam e me contem o que acharam 🙂 E enquanto estiverem por aqui, aproveitem outras receitas do Papo Gula:
Beijos,
Maria