Salada verde com figos

- POR Maria Rocha

Saladinha prática e muito nutritiva para variar a alimentação do dia a dia

Nem todo mundo gosta de comer salada – e isso não é segredo para ninguém. Para mim, o grande segredo é insistir, sempre com boa intensão e energia enquanto estiver comendo. Porque o nosso paladar é determinado de acordo com nossos hábitos alimentares.

É claro que há alimentos que gostamos mais do que outros. Natural! Mas, há certos sabores que estamos mais acostumados (ou não) pela rotina (ou falta de rotina) de consumi-los. Por isso, insistir no consumo da salada fará com que você se acostume com os sabores e, com o tempo, passe inclusive a gostar de alguns alimentos específicos, como alface, rúcula, cenoura ou tomates, por exemplo. Dê essa chance ao seu organismo!

Para ajudar vocês nessa empreitada – e para ajudar quem já gosta de saladas também, mas busca alternativas para diversificar as refeições diárias -, trouxe para o Papo Gula a minha receita de salada verde com figos. Além de ficar com um visual lindo, é extremamente saborosa, nutritiva e não engorda.

Ingredientes para duas pessoas

  • 4 figos firmes
  • 1/2 molho de rúcula
  • 1/2 molho de agrião
  • 4 colheres das de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 1/2 colher das de sopa de vinagre balsâmico
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 100 gramas de queijo parmesão de boa qualidade

Modo de preparo

Lave bem as folhas, seque e reserve.

Lave os figos e mantenha a casca, seque bem e deixe na geladeira para que eles se mantenham firmes.

Corte metade do parmesão em lascas finas e a outra metade rale no ralador fino.

Modo de preparo do molho

Numa vasilha, misture o sal, a pimenta do reino e o vinagre. Acrescente o azeite e misture bem. Por último, acrescente o queijo ralado. Tempere as folhas com o vinagrete feito.

Faça pratos individuais colocando as folhas verdes no fundo, os figos cortados em rodelas por cima e por último o parmesão em lascas. Se você estiver de dieta, pode substituir o parmesão por minas padrão light, ou por qualquer outro queijo da sua preferência.

Quer mais variações de salada? Já ensinei diversas aqui, vale jogar a palavra “salada” no buscador para ver todas as opções. De qualquer forma, eu indico a salada caprese com aspargus, a salada grega, a salada fatuche (é incrível!) e a salada de pepinos com iogurte.

E você já sabe: ao fazer uma das receitas daqui, poste uma foto no Instagram com a #papogulareceitas. Quero ver o resultado final de vocês e saber se gostaram.

Beijos,

Maria


Papo Gula no


2018 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)