“Falso” pão de queijo
Bem mais saudável que a versão tradicional!
A receita de hoje vem da casa de uma craque em comidinhas que não engordam e fazem bem à saúde. Natalia, minha amiga, cresceu neste ambiente e sempre arrasa em suas escolas. Vamos conferir a boa que a chefe convidada de hoje tem para nos contar? Esse pão de queijo “do bem”, como ela chama, tem tudo para ser incrível.
Aqui no Papo Gula, já ensinamos a receita de Pão de queijo de tapioca e a do Pão de queijo sem queijo. Mas, a partir de agora, o post está nas mãos da Nat, vamos ver como é a receita dela?
Beijos,
Maria
Depois de postar a foto de um dos cafés da manhã que mais gosto na semana passada, a Maria insistiu para que eu compartilhasse a receita aqui no blog. Então, aqui segue uma das minhas receitinhas preferidas!
Vamos começar com uma pergunta bem simples: quem aqui não ama pão de queijo? Ninguém, não é?
Pão de queijo é aquele lanchinho delicioso para se comer puro, com recheio, na chapa ou com requeijão. Aquele pãozinho que por não conter glúten parece inofensivo mas que, infelizmente, é cheio de queijo (lactose) e gordura. Com isso, o pão de queijo se tornou um inimigo pra quem está de dieta e, assim, tive que deixar meu amado pão de queijo de lado, deixando-o somente para ocasiões “especiais”.
Por sorte, ano passado, meu sonho se tornou realidade: descobri a receita de um pão de queijo do bem! Sim, um pão de queijo que eu poderia incorporar à minha dieta sem me sentir culpada. Perfeito para comer de café da manhã, na hora do lanche ou antes de malhar, esta receita é fácil de fazer e leva somente ingredientes do “bem”. Recomendo fazer umas duas receitas e deixar no congelador (dura muito quando congelado), pois assim é só descongelar, assar e comer quando quiser.
Pão de queijo do bem
Ingredientes
- 1 xícara de chá de quinoa em flocos – 80g
- 1 xícara de chá de polvilho azedo – 170g
- 1 xícara de chá de aipim cozido e ralado – 170g
- 2 ovos Korin inteiros – 90g
- 3 colheres de chá de sal – 4g
- 1 colher de sopa rasa de fermento de pão – 10g
- 1/2 colher de chá de açúcar mascavo demerara – 1g
- Água morna para amassar – 20ml
Modo de preparo
1) Dilua o fermento e o açúcar em 1/4 de xícara de água morna e deixe crescer.
2) Em seguida, junte todos os outros ingredientes e amasse. Deixe crescer por 30 minutos (se não quiser que a massa fique lisa, não deixe descansar a massa. Desta forma, a mesma irá ficar mais crocante e areada).
3) Faça bolinhas com a massa (não precisa untar), leve ao forno quente para assar durante 20 a 30 minutos a 170 graus C.
Enjoy!
Natalia Jordão