Grão de bico crocante

- POR Maria Rocha

Para substituir os salgadinhos cheios de sódio!

A receita de hoje é do jeito que todo mundo gosta: rápida de fazer, dá para comer em qualquer lugar e é uma delícia: grão de bico crocante! Além disso tudo, é um perfeito substituto para salgadinhos e outros petiscos cheios de ingredientes industrializados e substâncias químicas que nem sabemos o que são! Tem coisa melhor?

Ah! Vale dizer que é completamente vegano, sem glúten, sem lactose… Então, pode fazer e comer sem medo de ser feliz. Ótima opção para servir em festas em casa, de lanche da tarde ou até mesmo para matar aquela fominha antes da janta.

Grão de bico crocante (quantidade para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara das de chá de grão de bico
  • 2 colheres das de sopa de azeite extravirgem
  • 1 colher das de chá de páprica doce
  • sal rosa a gosto

Outros temperos a gosto (eu sempre acrescento tomilho, alecrim, orégano e aquela pimentinha para dar um “tcham” a mais)

Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico na panela de pressão por 20 minutos. Depois, descarte a água do cozimento e coloque os grãos em um bowl ou vasilha. O próximo passo é simples, basta misturar todos os temperos que você separou: o azeite, o sal, a páprica e por aí vai.

Misturou bem? Agora é só espalhar os grãos em uma assadeira rasa com papel manteiga no fundo. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos. Quando estiverem crocantes, deixe esfriar e delicie-se!

Dicas importantes

Há algumas dicas muito importantes para que essa receita dê realmente certo:

1ª dica: deixe o grão de bico de molho por, no mínimo, seis horas antes de fazer a receita.

2ª dica: ao cozinhar os grãos na panela de pressão, atente-se para que eles não fiquem muito moles! Aliás, é até bom que fiquem um pouco “al dente” para ficarem ainda mais crocantes depois.

3ª dica: a assadeira deve realmente ser rasa, assim o calor se espalha por igual e você não corre o risco de ter alguns grãos queimados, outros crocantes e outros ainda moles, por exemplo.

4ª dica: cada forno é um forno – o meu pode ser muito diferente do seu. Então, depois de 30 minutos vale ficar de olho a cada cinco minutos, porque os grãos queimam muito facilmente. Então vá experimentando até estarem na textura que te agrada.

Amou e vai fazer em casa? Então, não se esqueça de postar no instagram com a hashtag #papogulareceitas. E antes de correr para a cozinha para preparar a receita, confira outros posts do blog também!

Beijos,

Ma

Tags:

Papo Gula no


2018 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
O Papo Gula utiliza imagens criativas arrematadas em pesquisas diárias para a elaboração dos posts. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. ;)